Mundo Mágico da Leitura retorna às escolas

 15 de junho de 2022 - 14h31

Programa de extensão Mundo Mágico da Leitura retoma atividades presenciais em escolas do litoral 

Por Gabriel Tassi Lara (estudante de jornalismo)

Expectativa do projeto é realizar cerca de 100 sessões de leitura entre agosto e dezembro de 2022 

O Programa de Extensão Mundo Mágico da Leitura, vinculado ao curso de Licenciatura em Artes do campus da UFPR em Matinhos, vai retomar as atividades presenciais a partir do segundo semestre de 2022. O projeto, concebido para apoiar o trabalho com a leitura desenvolvido por escolas, vai levar contações de história, dramatizações e sessões de leitura a centenas de alunos da rede pública de Matinhos (veja lista com as escolas abaixo). 

Entre agosto e novembro de 2022, a expectativa do Mundo Mágico é de realizar cerca de 100 sessões de leitura, que serão mediadas por acadêmicos extensionistas do projeto. Além disso, também estão programadas outras 17 sessões de dramatização, que utilizam fantoches, palitoches, ilustrações e outros recursos para dar vida aos personagens. 

As atividades vão acontecer em três unidades educacionais de Matinhos: o Cmei 4 de Março, o Cmei Caminho Alegre e a Escola Francisco dos Santos Jr. Somente na Escola Francisco, onde serão realizadas as sessões de contação de história, cerca de 600 crianças e adolescentes serão beneficiadas pela iniciativa. 

O programa usa estratégias lúdicas para incentivar os estudantes a se apaixonarem pelo mundo mágico da leitura. As sessões serão voltadas a alunos do terceiro ao quinto ano, e também haverá atividades direcionadas a seis alunos de classes especiais. Ao fim dos trabalhos, será realizada uma avaliação somativa com os participantes. 

O projeto de extensão foi criado em 2008, mas esteve longe das escolas desde o início da pandemia, e funcionou somente em formato virtual por meio das contações gravadas publicadas no canal do Youtube do programa  https://www.youtube.com/channel/UCKR5ZOBWgsm00fkv0ayPTuQ/videos

Mesmo com retorno presencial, o projeto continuará com a produção de vídeos e tem programadas as publicações de 13 novas contações. As histórias vão desde a mitologia nórdica, com a obra “O Roubo do Martelo de Thor” até o folclore paranaense, com as lendas da Caveirinha e do Pé Redondo. 

Colégios interessados em receber as sessões de leitura presenciais do Mundo Mágico da Leitura podem entrar em contato através do e-mail mundomagico@ufpr.br

Confira os cronogramas das sessões de Leitura e de Dramatização

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300