Mais de mil pessoas participarão do Congresso de Saúde Pública

20 de julho de 2016 - 14h40

Evento promovido pelo iNESCO – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva e SESA – por meio da Escola de Saúde Pública (Centro Formador de Recursos Humanos), será realizado de 27 a 30 de julho, na UFPR Litoral, em Matinhos, para profissionais, pesquisadores, estudantes e líderes comunitários da área da saúde. Todas as vagas ofertadas para o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva e a 2ª Mostra Paranaense de Projetos de Pesquisa para o SUS já foram preenchidas antecipadamente e a organização encerrou as inscrições, para garantir a logística de recepção e participação dos mais de 1.200 inscritos. No Congresso anterior, realizado em 2014, em Curitiba, foram 1.001 inscritos.

O evento, que é promovido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNESCO) e SESA – por meio da Escola de Saúde Pública (Centro Formador de Recursos Humanos), é voltado a profissionais e dirigentes que atuam nos diversos serviços de saúde, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em saúde, conselheiros de saúde, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde.

As atividades serão realizadas de 27 a 30 de julho, na Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. O tema central é “Novos Olhares para a Saúde”, oportunidade para reflexões e discussões que ajudem a enxergar e construir uma nova realidade e, assim, contribuir para a expansão e qualificação da saúde pública no Paraná.

Serão 57 oficinas de trabalho – minicursos de 4 e 8 horas, nos dias 27 e 28 – abordando os mais diversos temas, desde legislação, gestão e qualidade dos serviços do SUS, implementação de programas de prevenção, planejamento das ações em Saúde da Família, desafios da democratização da saúde, a vigilância de violências e acidentes como política pública em saúde, até discussões sobre mudanças na formação médica e nos cursos das outras carreiras da área da saúde, a capacitação de profissionais e também dos conselheiros municipais . E, ainda, aspectos culturais e de cidadania, como fatores de inclusão social.

Outro destaque da grade de programação é a apresentação de 475 trabalhos científicos, que será realizada durante o dia 29, com relatos de experiências e projetos inovadores desenvolvidos na saúde pública, em 122 municípios paranaenses. Esses trabalhos e projetos de pesquisa concorrem também ao 1º Prêmio Inova Saúde Paraná , com o objetivo de estimular a produção de pesquisas científicas de caráter inovador e a troca de experiências, além de valorizar os profissionais do SUS, os professores, estudantes e líderes comunitários, comprometidos com o desenvolvimento e a melhoria do SUS no Paraná.

E completando a programação, serão realizadas conferências, painéis, rodas de debates, lançamento de livros e revistas. O Congresso tem o patrocínio do Ministério da Saúde, Fundação Araucária, UFPR e prefeituras dos sete municípios do litoral paranaense e o apoio de diversas instituições e órgãos nacionais de ensino superior e da saúde. A 1ª edição do Prêmio Inova tem o patrocínio da Fomento Paraná, Compagas e Sanepar.

Com inscrições encerradas, a programação completa, incluindo atividades paralelas, está no site oficial do evento:www.congressosaudepublica.org.br

Fonte: Assessoria do Inesco / DIVULGA Comunicação
Jornalistas: Ligia Barroso – (43) 9996-2614 / Eugenia Chaiben (43) 9941-1168