UFPR sediará a XV Jornada Paranaense dos Grupos PET e XXVII Encontro dos Grupos PET da região sul. Os eventos irão acontecer entre o dia 30 de julho e 1º de agosto, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Botânico, em Curitiba. Juntos reunirão aproximadamente 700 estudantes de mais de 50 grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) de diferentes áreas de conhecimento do Sul do Brasil, de 19 universidades Grupos de diferentes áreas de conhecimento.
A interação multidisciplinar e interinstitucional dos grupos PET se dará por meio da apresentação dos resultados das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos grupos, de atividades culturais e de oficinas de aprimoramento de competências de comunicação, liderança, trabalho em equipe, entre outros. Segundo a professora Mayra Taiza Sulzbach, uma das organizadoras, “a participação de estudantes em eventos de extensão é fundamental para complementar a formação superior e fortalecer a experiência estudantil em termos teóricos, metodológicos e da cidadania”. Nesse sentido, o objetivo dos eventos é contribuir com o fortalecimento dos cursos de graduação (ensino), com o desenvolvimento do conhecimento (pesquisa) e com as ações junto à sociedade (extensão).
A XV JOPARPET terá como tema: Quais reflexões (diálogos) aportam os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) do Paraná e o XXVII SULPET: Programa de Educação Tutorial para além da formação humana.
Além de compartilhar experiências e divulgar os resultados de suas atividades, de modo a fortalecer suas ações, os participantes também poderão desenvolver habilidades e ampliar seu engajamento nas atividades de pesquisa, extensão e formação acadêmica e cidadã. Ainda será fomentada a formação ampla e sólida dos estudantes de graduação, modo a estimular o interesse na pós-graduação, espaço que se propõe à formação em prol ao desenvolvimento humano.
“Indiscutivelmente esses eventos decorrem do desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural, por meio de uma formação superior de excelência, com conhecimento, reflexão e aplicação nas áreas prioritárias de formação pretendidas e atendidas pelos Grupos PET”, complementou a professora Mayra.
Para os participantes de outros municípios, a UFPR disponibilizou alojamentos para aproximadamente 250 estudantes, que estão vindo de outros municípios do estado, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os eventos têm o apoio da Fundação Araucária.