Forcampi discute ações para campi fora de sede do país

 17 de setembro de 2019 - 14h39

Entre os dias 12 a 14 de setembro, foi realizado o I Seminário Forcampi – Fórum Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino, na sede do campus Porto Seguro da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia). O Fórum contou com a presença da reitora Joana Guimarães (UFSB), do reitor Anísio Brasileiro de Freitas (UFPE), da vice-Reitora Rejane Nascentes (UFV) e pronunciamento em vídeo do reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), representando a Andifes e do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Além de promover a integração e trocas de experiências acadêmicas, pedagógicas e administrativas entre os campi, com a apresentação de 25 realidades vividas pelo país, o evento registrou marcos importantes em sua organização política e posicionamento formal através da Carta de Porto Seguro.

Para o diretor da UFPR Litoral, Renato Bochicchio, um dos idealizadores do Fórum, o encontro resultou na ampliação da rede de contatos dos campi federais e aos demais atores da política educacional brasileira, para o estabelecimento de estratégias necessárias ao enfrentamento da realidade atual. “Além disso, propiciou interessante debate e posicionamento sobre questões cruciais para os campi fora de sede e multicampi, como o programa Future-se”, enfatizou Bochicchio.

O diretor do campus Governador Valadares da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e principal precursor dos debates sobre os campi fora de sede, Peterson Marco O. Andrade, citou que o evento promoverá novas ações dos diretores. “Assistimos apresentações inspiradoras, tais como a da professora Rejane Nascentes, vice-reitora da Universidade Federal de Viçosa; do professor Marcos Schiefler, diretor do campus de Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Além disso, conhecemos as realidades de áreas carentes e de difícil acesso, tais como do professor Francisco Otávio Landim Neto, diretor do campus Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá”, afirmou Andrade.

O decano do campus Porto Seguro da Universidade Federal do Sul da Bahia e anfitrião do evento, Marcos Bernardes, enalteceu a oportunidade do encontro. “Agradeço pela UFSB poder acolher a todos e contribuir para evento de tamanha importância. Na nossa comunidade acadêmica, em uma instituição de pouco mais de cinco anos de existência e que sofreu das maiores reduções orçamentárias até o momento, muitas são as dúvidas sobre os rumos a seguir. O compartilhamento das dificuldades e caminhos trilhados por outras instituições públicas de ensino superior nos ajuda a perceber como fatores externos e internos contribuem para a situação atual da UFSB e de que forma poderemos dar o nosso melhor em prol do desenvolvimento pleno do sul e extremo sul da Bahia”, salientou o decano.

Formalização do Forcampi
O evento apresentou avanços em sua organização. Em plenária, foram definidas as novas composições da Coordenação Nacional e as representações estaduais do Forcampi:

Coordenador Nacional
Renato Bochicchio (UFPR Litoral)

Vice-Coordenação Nacional
Peterson Marco de Oliveira Andrade (Campus Governador Valadares/MG – UFJF)

1° Secretário
Marcos Bernardes (Campus Porto Seguro/BA – UFSB)

2° Secretário
Otávio Landim (Campus Oiapoque/AP – UNIFAL)

Coordenação Regional
Região Norte – Thiago Augusto de Sousa Moreira (UFOPA)
Região Nordeste – Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (UFPB)
Região Sudeste – Eduardo Sergio da Silva (UFSJ)
Região Sul – Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho (UTFPR)
Região Centro-Oeste – A definir

Coordenações Estaduais
Amapá – Otávio Landim (UNIFAL)
Bahia – Mírian Sumica Carneiro Reis (UNILAB)
Minas Gerais – Fabio Alessandro Pieri (UFJF)
Pará – Marcella Costa Radael (UFOPA)
Paraná – Martinho Machado Junior (UFFS)
Paraíba – Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin (UFPB)
Piauí – Alexandro Marinho (UFDPar)
Rio Grande do Sul – Fabiane Simioni (FURG)

Planejamento de ações e aprovação da Carta de Porto Seguro
Um dos principais objetivos do Fórum é a sistematização de informações sobre os campi fora de sede e multicampi, com vistas à elaboração de políticas específicas ao ensino federal, em resposta aos diagnósticos produzidos. Com o intuito de fomentar esses objetivos com alguns entes da política educacional do país, como a Andifes e o parlamento brasileiro, foram formalizadas as entregas do Caderno de Resumos do I Forcampi e Dossiê de Constituição do Forcampi à reitora da UFSB, membro da Andifes e ao deputado federal Pedro Uczai, representante do Congresso Nacional. Ao final do evento, foi aprovada em plenária a manifestação do Forcampi sobre o programa Future-se, do Ministério da Educação, denominada de Carta de Porto Seguro. O documento, originalmente deliberado pela UFPR Litoral, foi proposto como texto-base para o debate. O texto aprovado (link) seguirá para divulgação nos portais de comunicação dos campi federais do país e será encaminhado formalmente à Comissão de Educação da Câmara e do Senado Federal.