Encerramento de curso de extensão do Serviço Social

4 de maio de 2022 - 7h36

Encerra nesta quarta-feira 04/05/22 o Curso de Extensão “Questão Urbana e Serviço Social” – realizado pela Câmara Temática de Direito à Cidade do CRESS PR em parceria com a Câmara do Curso de Serviço Social do Setor Litoral da UFPR, sob coordenação colegiada da profa. Silvana Marta Tumelero (UFPR); da profa. Andrea Curralinho Braga (CRESS/PR; PUC/PR) e da Assistente Social Kássia Cordeiro (CT-Direito à Cidade CRESS/PR). O curso teve apoio do GTP Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
O curso teve alcance nacional, com aproximadamente 2.000 inscritos/as em torno de 400 participantes em audiência síncrona às atividades. O público predominante foi de profissionais e estudantes de Serviço Social de todas as regiões do país. As avaliações e depoimentos nas mídias sociais destacaram a relevância das temáticas das aulas para o processo de formação e trabalho profissional de Serviço Social e destacaram a satisfação com a escolha dos conferencistas, todos/as pesquisadores e/ou militantes com grande domínio dos temas trabalhados.
Para quem estiver interessado/a em acessar o Curso, ele está integralmente disponível no Canal do CRESS PR no Youtube https://www.youtube.com/user/cresspr/videos

Segue lista dos temas e respectivos palestrantes:

1. Política Urbana no Brasil – Dra. Andrea Braga (CRESS/PR – PUC/PR) Dra. Silvana Marta Tumelero (UFPR)
  2. Direito à Cidade – Dr. Paolo Colosso (UFSC); Dra. Maria Carolina Maziviero (UFPR)
  3. Território, territorialização e intersetorialidade na política urbana – Dra. Tatiana Dahmer Pereira (UFF); Silvana Marta Tumelero (UFPR)
  4. Aspectos jurídico-normativos da Política Urbana – Advogado Marcelo Leão (IBDU; Mestrando PósArq UFSC);
    Advogada Thanyielle Galmacci (IBDU/Formata Assessoria Urbanística e Ambiental)
  5. Gestão democrática da cidade – Dra. Andrea Braga (CRESS/PR; PUC/PR); Assistente Social Msc. Mauricléia Alves dos Santos (CFESS)
  6. Conflitos fundiários urbanos e movimentos de luta por moradia – Dr. Leandro Franklin Gorsdorf (UFPR);
    Assist. Social Msc. Rudrigo Rafael (MTST/PE)
  7. Direito à moradia e Política de Habitação de Interesse Social – Dra. Tânia Godoy Diniz (UNIFESP);
    Socióloga Msc. Elaine Ferreira Rosa (MST; Dtda UFABC/SP)
  8. Trabalho t̩cnico social na habita̤̣o de interesse social РDra. Ros̢ngela Paz (PUC/S); Msc. Ivaloo Gusṃo (Dtda PPGSS-PUC/SP)
  9. Direitos humanos à água e ao saneamento – Engº. Msc. Marcos Helano Montenegro (ONDAS); Assist. Social Msc. Marilúcia Cyrino Rodrigues (SANEPAR)
  10. Serviço Social na Política Urbana – Assistentes Sociais Ana Laura Coelho da Silva Heck (FOZ Habita; Mtda PPGSS-UNIOESTE); Esp. Andressa Bremm e Msc. Jennifer Pugsley Sotto Maior (Ministério Público/PR); Msc. Kelly Maria Christine Mengarda Vasco (PM Rio Branco do Sul/PR) Rafael Carmona (COPEL; Dtdo PPGSS-PUC/SP)

As mediações das atividades foram realizadas pelas Assistentes Sociais Kássia Lorena Cordeiro (CT CRESS/PR – UFF); Clarice Metzner (MP/PR); Caroline Becher (IDR-PR), além das Coordenadoras e da estudante Layliene Kawane (UFPR/ENESSO).