CulturArte agita final de semana

 14 de junho de 2019 - 14h49

A segunda edição do Circuito Cultura e Arte da UFPR, realizado em Matinhos, pelo Setor Litoral teve início na noite de quinta-feira (13/06) com duas atrações artísticas, Performance musical: Ruídos Semânticos e Duo Tercina, e uma roda de conversa entre os responsáveis pela sua execução. Estiveram presentes o pró-reitor de extensão e cultura (Proec), Leandro Gorsdorf, a coordenadora de cultura da Proec, Claudia Madruga Cunha, o vice-diretor do Setor Litoral, Luis Eduardo Thomassim, a diretora de turismo da cidade de Matinhos, Graziela Franco e a coordenadora do evento, Carla Beatriz Ruschmann.

Leandro ressaltou a relevância do evento, uma vez que considera a arte como um dos meios mais importantes na construção do conhecimento. “Realizar o Circuito em Matinhos tem um papel de resistência da nossa Universidade em tempos de retrocessos. Um evento como esse tem dois grandes papéis, primeiramente reforçar o papel da universidade dentro da comunidade em que ela se localiza, levando à praça seus talentos e projetos, dialogando com a população, porque é ela a principal impactada pela presença da UFPR. O segundo ponto é que o evento só é possível pela articulação de parcerias, como a da Prefeitura e do Sesc e, principalmente, da equipe da UFPR envolvida na realização do evento”, ressaltou Leandro. A coordenadora de cultura, Claudia, enfatizou que o contato com a arte deve ser proporcionado desde a infância, porque ela, além de nos educar nos humaniza, proporciona mais qualidade de vida. O evento é um espaço que encoraja nossos artistas. “A atividade artística faz com que a universidade e a sociedade dialoguem e nesse momento isso é muito importante”, finalizou.

Thomassim agradeceu a coordenadora do evento e toda a equipe envolvida pela dedicação dada nos últimos meses. É uma satisfação contar com a parceria da Prefeitura e orgulho de estar em uma cidade como Matinhos. “A arte atua em uma outra frequência, muito significativo estarmos aprendendo junto que a nossa comunicação com a sociedade não vai se dar apenas pela linguagem racionalizada, com contra-argumentos de informações que estão na mídia, mas que é preciso afetar mesmo a comunidade local e a sociedade como um todo, através, dos sentimentos, das sensações e da alegria que pode ter um momento como esse” , refletiu o vice-diretor. Para a diretora de turismo da Prefeitura de Matinhos, Graziela, o principal desafio este ano é atrair também pessoas de outros municípios do litoral paranaense. “A Prefeitura abraçou o projeto e não poupou esforços para que tudo saia como o planejado”, declarou Graziela. Para concluir a mesa de abertura, a professora Carla, agradeceu os mais de 180 artistas que irão se apresentar gratuitamente, além dos professores e estudantes que irão atuar nos estandes, oficinas e outras atividades ofertadas na praça nesta sexta e sábado.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300