Avaliação de Desempenho 2024

 11 de janeiro de 2024 - 13h32

A Avaliação de Desempenho dos(as) servidores(as) Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um instrumento gerencial que permite ao(a) administrador(a) mensurar os resultados obtidos pelo(a) servidor(a) e pela equipe de trabalho, com a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e dos(as) servidores(as).

Também serve de base para a Progressão por Mérito Profissional dos(as) servidores(as) cujo reflexo é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, conforme o plano de carreira dos cargos técnicos, observados os 18 (dezoito) meses de efetivo exercício. Ademais, oferece subsídios para a elaboração dos Programas de Capacitação e Aperfeiçoamento, bem como o Dimensionamento das Necessidades Institucionais de Pessoal e as Políticas de Saúde Ocupacional.

No âmbito da UFPR, o marco legal concernente a Avaliação de Desempenho é a Resolução nº 21/2008 – COPLAD, alterada pela Resolução nº 06/2020 – COPLAD e pela Resolução nº 20/2023 – COPLAD. Com base na última alteração em 19/12/2023, informamos que a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2024 estará disponível aos(as) servidores(as) das 13 horas do dia 10/01/2024 até as 17 horas do dia 31/01/2024.

Durante este período, todos(as) os(as) servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da UFPR, ingressos até 31 de dezembro de 2023, detentores(as) ou não de cargo de chefia, deverão acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas, para conferir as informações pessoais, confirmar a chefia imediata e o Caso AD em que estiver enquadrado, conforme Anexo I da Resolução nº 06/2020 – COPLAD.

Inclui-se os(as) servidores(as) que se encontram em férias, cedidos(as) para outros órgãos, em colaboração técnica, afastados(as) com remuneração, afastados(as) para estudos (pós-graduação, pós-doutorado) e em licença (maternidade, capacitação, tratamento da própria saúde, licença por motivo de doença em pessoa da família).

Nesta primeira fase da Avaliação de Desempenho, os(as) servidores(as) deverão acessar o Sistema AD Técnicos, disponível no Portal de Sistemas UFPR (
https://sistemas.ufpr.br/), e seguir as instruções que seguem:

  1. Inserir Usuário e Senha.
  2. Clicar no ícone AD Técnicos Avaliação de Desempenho.
  3. Efetuar o login novamente para prosseguir.
  4. Clicar em REALIZAR AVALIAÇÃO no menu lateral esquerdo da tela.
  5. Ao abrir a tela, conferir as informações pessoais e, se estiverem corretas, clicar em “Todas as minhas informações estão corretas”. Se estiverem incorretas, clicar em “Desejo abrir uma Contestação, pois existem dados incorretos”.
  6. Ao clicar em “Todas as minhas informações estão corretas”, a tela seguinte refere-se a confirmação da chefia imediata. Conferir as informações referentes a chefia imediata e, se estiverem corretas, clicar em “Minha chefia imediata está corretamente indicada”. Se as informações estiverem incorretas, clicar em “Desejo abrir uma Contestação, pois existem dados incorretos”.
  7. Na mesma tela é possível corrigir a chefia imediata. Para tanto, clicar em “Corrigir Chefia Imediata”. Alterar os dados e clicar em “Alterar Chefia Imediata”.
  8. Após confirmar a chefia imediata, a tela seguinte refere-se à confirmação dos subordinados. Se exerceu cargo de chefia, clicar em “Correto, exerci cargo de chefia em 2023”. Conferir os dados dos subordinados e, se estiverem incorretos, abrir uma Contestação no menu lateral esquerdo da tela. Caso não tenha exercido cargo de chefia, desconsiderar esta tela.
  9. A próxima tela refere-se à confirmação do Caso AD, conforme Anexo I da Resolução nº 06/2020 – COPLAD. Se estiver correto, clicar em “Sim, meu caso AD está correto”. Se estiver incorreto, clicar em “Não, meu caso AD está incorreto. Desejo rever minhas informações”. O Sistema retornará para a tela de confirmação das informações pessoais.

Observação: Ao acessar o Sistema AD Técnicos e o mesmo apresentar uma página com a informação “ocorreu um erro inesperado!”, solicitamos fazer um print da tela e abrir um Chamado no Portal de Sistemas UFPR (https://sistemas.ufpr.br/).

Lembramos que, a chefia imediata que avalia o(a) servidor(a) é aquela que permaneceu a maior parte do período avaliativo (01/01/2023 a 31/12/2023) como chefia do(a) subordinado(a). O Sistema faz a leitura da última Avaliação de Desempenho, então, é muito importante que o(a) servidor(a) se atenha na confirmação da Chefia Imediata para que proceda a alteração corretamente em casos de movimentação ou mudança de chefia durante o período avaliativo.

No mês de dezembro/2023, os Setores, Campus Jandaia do Sul e Toledo preencheram uma planilha contendo o nome do(a) servidor(a) e respectiva chefia imediata responsável por responder a Avaliação de Desempenho 2024. Estas informações foram inseridas no Sistema AD Técnicos no intuito de atualizar a base de dados. Assim, estes(as) servidores(as) apenas confirmarão as informações pessoais, a chefia imediata e o Caso AD, sem possibilidade de alteração da chefia. Em caso de inconsistência, o(a) servidor(a) deverá proceder a abertura de Contestação para análise. O mesmo se aplica aos servidores lotados no Complexo Hospital de Clínicas.

Os(As) servidores(as) que possuem duas matrículas de Técnico-administrativo na UFPR devem confirmar as informações pessoais, a chefia imediata e o Caso AD em cada uma das matrículas, separadamente, se a lotação for diferente. Para tanto, devem acessar o Sistema AD Técnicos duas vezes, uma para cada matrícula.

Os(As) servidores(as) em exercício em outros órgãos devem acessar o Sistema AD Técnicos para confirmar as informações pessoais, a chefia imediata e o Caso AD. É muito importante que as informações referentes a chefia sejam confirmadas corretamente, pois somente após esta confirmação é que a chefia receberá um link para proceder a avaliação do subordinado.

Após a realização da primeira fase da Avaliação de Desempenho, as informações pessoais, chefia imediata e Caso AD serão salvas no Sistema AD Técnicos. Durante o mês de fevereiro/2024, a Seção de Avaliação/CDP/PROGEPE fará a conferência de tais dados e, se houver necessidade, procederá as devidas alterações e correções. Salientamos, ainda, que as Contestações registradas durante a primeira fase serão respondidas entre 10/01 e 23/02/2024.

A segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 será realizada no mês de março para todos(as) os(as) servidores(as) Técnico-administrativos em Educação, independente da data em que os(as) mesmos(as) venham a completar seus respectivos interstícios. A fase complementar será realizada no mês de abril, após a disponibilização dos comprovantes provisórios aos(as) servidores(as). Informações referentes a próxima fase e a fase complementar serão repassadas em data oportuna.

Por fim, nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos pelos canais oficiais da Seção de Avaliação/CDP/PROGEPE (teams, e-mail sav.cdp@ufpr.br, telefone (41)3360-4510. As informações referentes a Avaliação de Desempenho 2024 também estão disponíveis no site da PROGEPE (Portal da Capacitação/Desenvolvimento na Carreira/Avaliação de Desempenho).

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