Aula inaugural será ministrada dia 11, quarta-feira

6 de março de 2020 - 15h06

Aula inaugural das atividades letivas de 2020 na UFPR Litoral será realizada na próxima quarta-feira, 11/03, nos períodos da manhã e da noite, no Auditório Juliano Fumaneri Weiss. O Setor receberá o professor Paulo Vinicius Baptista da Silva, Superintende de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD/UFPR) e a professora Maria Rita de Assis Cesar, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE/UFPR), que tratarão do tema “Inclusão e Permanência: desafios contemporâneos”.

Paulo Vinicius Baptista da Silva possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Pós-Doutorado em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, 2014). Tem larga experiência em pesquisas em rede, com atuação como pesquisador ou como coordenador em projetos regionais nacionais (entre os quais Educação e relações ético-raciais: o Estado da Arte, 2015-2018) e internacionais (entre os quais Racismo e Discurso na América Latina, 2005-2010).Tem também experiência na gestão de ciência e tecnologia, foi coordenador do DINTER PPGE-UFPR/UFAC (2017-2018), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenador do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), vice-coordenador do mesmo GT (2008-2009; 2012-2013), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN – 2010-2012), é coordenador do Projeto de Internacionalização da UFPR “Relações de Poder, Assimetrias e Direitos Humanos” no CAPES-PRINT. É fundador e editor da Journal of African and Afro-Brazilian Studies; foi da equipe de editores da revista da ABPN (2017-2018) e foi Editor da Educar em Revista (2009-2011), período no qual a revista ascendeu para a classificação como A1 na avaliação Qualis da CAPES. É conferencista, tendo proferido palestras e conferencias em 34 Universidades brasileiras das 5 regiões do país; em universidades na Itália (Universidade de Pavia e Universidade de Palermo); no México (Universidade Nacional Autônoma do México; Universidade Autónoma Metropolitana e Instituto Nacional de Antropologia e História), no Chile (Universidade de Talca); em Camarões (Universidade Yaoundé I e Universidade de Bamenda); em Moçambique (Universidade Eduardo Mondlaine e Centro Cultural Brasil-Moçambique) e nos EUA (Universidade do Texas em Austin; Universidade Purdue; Universidade de San Antonio e Universidade do Nebraska em Omaha), entre as quais quatro conferências de abertura em congressos; três aulas magnas em programas de pós-graduação e uma em lançamento nacional do Prêmio Jovem Cientista do CNPQ. Atualmente é bolsista produtividade 2 do CNPQ, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância, políticas para a infância.

Maria Rita de Assis César possui graduação em Ciências Biológicas (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) com estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Barcelona/Espanha. Pós-doutorado (Bolsa CAPES – Educação) em Filosofia Contemporânea (Michel Foucault) na Universidade de Paris XII (2011-2012) sob a supervisão do Prof. Dr. Frédéric Gros. Bolsista Produtividade de Pesquisa CNPq/PQ2. Atualmente é Pró-Reitora de Assuntos Estudantis – PRAE/UFPR (2017 – 2020). Vice-Coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis – FONAPRACE/ANDIFES. Professora Associada IV do Departamento de Teoria e Prática de Ensino – DTPEN/Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) – PPGE/UFPR. Coordenadora do LABIN – Laboratório de Investigação em corpo, gênero e subjetividade na Educação (CNPq/UFPR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq/UFPR). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPR(2016 – 2017).Coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2015-2017). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (2015 – 2016).Vice Coordenadora do GT23 (2011 – 2015). Membro da Comissão Científica da ANPED (2009, 2010, 2011 e 2015). Editora de Educar em Revista (A1 – ISSN 0104-4060) de 2006 a 2009. Membro do Conselho Editorial da Educar em Revista e da Editora da UFPR. Possui experiência na área de Educação (Ensino) com ênfase nos estudos sobre corpo, gênero, sexualidade e subjetividade; atuando principalmente nos seguintes temas: poder, biopolítica, governamentalidade e estética da existência (M. Foucault); pós-estruturalismo; teorias de gênero; feminismo e teoria queer.