Currículo de agroecologia é tema de tese

11 de junho de 2019 - 15h13

No dia 06 de junho aconteceu a 15ª edição do evento Diálogos do Curso de Agroecologia, um espaço em que docentes, discentes e técnica-administrativa abordam diferentes temas. A proposta surgiu após a última avaliação do MEC e resultou em avanços no curso, entre eles a criação da Comissão de Reformulação Curricular.

Nesse último encontro, esteve presente Vânia Costa Pimentel, professora do curso de Tecnologia em Agroecologia, do Instituto Federal de Brasília, doutoranda no Instituto de Sociologia e Estudos Campesinos, da Universidade de Córdoba, na Espanha. Durante os diálogos, o foco é entender os desafios da construção dialógica do curso de agroecologia, entre professores, estudantes e a instituição. Um dos objetivos é analisar os princípios epistemológicos da agroecologia e como eles estão presentes no processo de reavaliação dos PPC’s, tanto no Instituto Federal de Brasília, como no curso de tecnologia em Agroecologia da UFPR Litoral.

A metodologia que Vânia utilizará no seu doutorado é pautada pela pesquisa participativa e esse passo a passo metodológico será definido conjuntamente, a partir da observação participante, entrevistas e possíveis oficinas. O próximo Diálogos do Curso está previsto para 12 de agosto de 2019.