No dia 29 de janeiro, a Universidade Federal do Paraná recebeu uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC/UFPR), coordenado pela professora Camila Domit, docente do curso de licenciatura em ciências do Setor Litoral. A cerimônia ocorreu no anfiteatro do Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná, com a presença do reitor Marcos Sunye, do vice-coordenador do Setor Litoral, LuÃs Eduardo Thomassim, e de autoridades federais, estaduais, municipais e representantes de instituições parceiras. Entre elas, representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), da Prefeitura de Pontal do Paraná, pesquisadores da Associação MarBrasil, além de profissionais ligados a órgãos ambientais estaduais e federais.
Para Camila, a Menção Honrosa representa o reconhecimento das universidades públicas e da produção de uma ciência voltada à s demandas da sociedade, ao apoio à s polÃticas públicas e à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros. “Nada aqui é feito sozinho. Cada atendimento à fauna, cada dado coletado, cada ação com as comunidades e cada pesquisa realizada é fruto de uma equipe comprometida, de parceiros institucionais e da confiança das pessoas do litoral. Esse reconhecimento
pertence a todos que fazem parte dessa história”, ressaltou a professora.
O LEC/UFPR por meio do Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde da Fauna Marinha (CReD) e do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – Trecho 6 (PMP‑BS) é responsável por estruturar ações essenciais de atendimento à fauna marinha, vigilância ambiental, produção de dados cientÃficos e educação e sensibilização ambiental.
A homenagem, proposta pelo deputado estadual Goura Nataraj, destacou o impacto cientÃfico, social e ambiental das atividades conduzidas pela equipe do LEC/UFPR. Segundo ele, a homenagem à professora se deve a sua trajetória de vida e sua paixão por esse trabalho. “Mas é um reconhecimento a toda a presença da Universidade no desenvolvimento do nosso litoral. Queremos que seja um desenvolvimento cada vez de fato sustentável”, ressaltou o deputado.
Sob a coordenação da professora Camila Domit, o LEC/UFPR consolidou o litoral paranaense como referência nacional e internacional em conservação da biodiversidade marinha e costeira. As ações são desenvolvidas em cooperação com uma rede de instituições, entre elas: Ministério do Meio Ambiente; Ministério Público; ICMBio; Prefeitura de Pontal do Paraná; Associação MarBrasil; IAT; IBAMA; ADAPAR; MAPA. Essa rede atua em conjunto em ações de biossegurança, vigilância e manejo de fauna e permite o desenvolvimento de polÃticas públicas inovadoras, como o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos (PRAE), articulado entre instituições de pesquisa e órgãos ambientais.
Impacto CientÃfico e Social
A trajetória do LEC/UFPR envolve atividades contÃnuas de pesquisa, extensão universitária, formação de profissionais e apoio ao desenvolvimento sustentável. O Laboratório lidera ações de cultura oceânica, formação de profissionais, atendimento à fauna e produção cientÃfica que subsidia polÃticas públicas em nÃvel estadual e federal. Além de fortalecer a ciência pública, a atuação do laboratório valoriza comunidades do litoral por meio da contratação e formação de moradores locais, promovendo geração de renda e fortalecimento territorial.
Com informações e foto de www.lecufpr.net