A diretora da UFP Litoral, Vanessa Andreoli, participa nesta semana da Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP 30, em Belém do Pará (PA). O evento ocorre entre 12 e 16 de novembro e reúne movimentos sociais, redes e organizações populares na Universidade Federal do Pará (UFPA) com o objetivo de debater perspectivas sociais e ambientais relacionados às mudanças climáticas. Ao longo da programação estão previstos debates sobre soberania alimentar, transição energética, enfrentamento ao extrativismo fóssil, governança participativa, racismo ambiental, direito à cidade e mitigação e adaptação das cidades com interseccionalidade de gênero, raça, classe e território.
O Setor Litoral foi selecionado para integrar oficialmente a organização da Cúpula dos Povos, assim a diretora irá representar o Setor nas plenárias e nos processos de construção coletiva do evento. Ela participa da organização das atividades do “Eixo de Convergência nº 1 – Territórios e Maretórios Vivos, Soberania Popular e Alimentar”, que tem como objetivo central visibilizar e fortalecer as lutas em defesa dos territórios e dos direitos dos povos originários e comunidades tradicionais. Debate, ainda, em rodas de diálogo que integram a programação oficial da Cúpula dos Povos, da Casa da COP do Povo e da Zona Verde.
A diretora explica que esses espaços têm o propósito de promover o intercâmbio entre ciência, saberes tradicionais e práticas comunitárias de enfrentamento à crise climática, refletindo sobre caminhos de transição ecológica justa e o reconhecimento dos direitos da natureza. Segundo Vanessa, “o pedido de adesão da UFPR Litoral foi confirmado pela Comissão Política, o que garante sua participação nas plenárias e processos de construção coletiva da Cúpula. Essa inserção reforça o compromisso institucional da universidade com a educação ambiental crítica, a justiça socioambiental e o diálogo entre saberes”.
Na programação da Cúpula dos Povos, haverá ainda vasta programação cultural que inclui Feira dos Povos, Casa das Sabedorias Ancestrais e muitas apresentações de artistas e grupos populares da Amazônia e de outras regiões do Brasil.
Mais informações: https://cupuladospovoscop30.org/
Com informações da Agência Brasil.