Práticas de aventura para mulheres

 12 de setembro de 2025 - 14h23

Na manhã da última quarta-feira (10), o grupo da ICH Práticas de Aventura para Mulheres participou de uma vivência de Escalada no Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba. A mediadora da ICH, professora Isabel Martines, destacou que “esta experiência só foi possível graças à parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e o Núcleo Regional de Esporte do Cajuru, que abriram as portas do espaço, disponibilizando toda a infraestrutura necessária, para que pudéssemos realizar a prática com muita qualidade e segurança”. A professora destacou ainda que o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada de Curitiba está entre os melhores da América Latina, sendo adequado tanto à iniciação esportiva, como preparação de atletas de alto rendimento.

A condução das atividades ficou a cargo da técnica de iniciação esportiva da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, professora Monique Gonçalves, que iniciou a vivência com uma parte teórica, na qual ressaltou o quanto a modalidade tem atraído cada vez mais mulheres, embora ainda exista desigualdade de participação. Monique apresentou os dados do Censo 2023 da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), que indicaram apenas 32,7% de praticantes mulheres.

Na sequência, as estudantes de diversos cursos de graduação, com idades entre 18 e 65 anos, puderam experimentar a modalidade Boulder, caracterizada por trajetos curtos, sem uso de cordas ou cadeirinhas de segurança, em que a proteção vem dos colchões de amortecimento no chão.
Também acompanharam a atividade quatro integrantes do Projeto Alana, responsáveis pela linha de ação Aventura de Mulher e a professora Luize Moro, do Curso de Educação Física da UFPR Litoral, totalizando 30 mulheres que puderam vivenciar essa prática desafiadora.

Fotografia: @prof.luizemoro

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300