O Programa de Extensão da Escola de Conselhos do Paraná tem como objetivo fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes por meio da formação continuada e da produção de conhecimento crítico e aplicado. Com uma abordagem territorializada e interinstitucional, promove cursos, seminários, encontros regionais e publicações que visam qualificar conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais da rede socioassistencial em todo o Estado do Paraná. A Escola atua em articulação com a Universidade Federal do Paraná, Ministério de Direitos Humanos, municípios e organizações da sociedade civil, desenvolvendo metodologias participativas e formativas que contribuem com o fortalecimento democrático dos conselhos.
Criado em 2018, este projeto pioneiro da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral) tem como missão mapear, articular e potencializar as redes socioassistenciais nos municípios do Paraná. A proposta inclui o levantamento das vulnerabilidades sociais, fluxos de atendimento, estruturação de diagnósticos regionais e realização de oficinas com os profissionais da área. O projeto também oferece suporte técnico e pedagógico à rede de proteção social e atua em estreita relação com o SUAS e com os conselhos municipais, visando o fortalecimento das políticas públicas de assistência social e conselhos de direito nas áreas: Idoso, Pessoa com Deficiência, Criança e Adolescente entre outros.
Este projeto realiza uma imersão territorial no litoral do Estado, com o objetivo de compreender e fortalecer as relações intersetoriais entre os equipamentos públicos, conselhos e sociedade civil. Por meio de encontros, entrevistas e formações, promove um mapeamento participativo e propõe estratégias para ampliar a eficácia da rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade, com foco nas especificidades locais. A iniciativa busca ampliar a visibilidade das comunidades tradicionais, juventudes, populações ribeirinhas e demais grupos que compõem o mosaico social do litoral paranaense.
A Revista Resistência Litoral é uma publicação científica e cultural do curso de Serviço Social da UFPR Litoral, vinculada às práticas extensionistas e à produção crítica do conhecimento. Voltada para divulgar pesquisas, experiências e reflexões sobre a realidade social e as políticas públicas, a revista promove o diálogo entre universidade, movimentos sociais e comunidades tradicionais. Com periodicidade semestral, a publicação aceita artigos, ensaios, relatos de experiências e entrevistas, priorizando abordagens que expressem a diversidade, a resistência e a luta por direitos no território litorâneo.
Esse projeto visa estruturar metodologicamente e operacionalizar um núcleo permanente de formação, assessoria técnica e articulação entre conselhos de direitos, conselhos tutelares e demais instâncias do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). As atividades incluem a realização de cursos modulares, oficinas temáticas, desenvolvimento de materiais didáticos e construção de planos de ação regionais. A proposta é assegurar a formação técnica e política dos atores envolvidos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
O Seminário Estadual do ECA é uma atividade anual de formação e mobilização social, com abrangência estadual e enfoque nas legislações e políticas públicas de proteção integral. Em sua 12ª edição, o evento terá como tema “Vozes para Diversidade”, com o objetivo de fomentar o protagonismo de crianças e adolescentes e o debate sobre inclusão e diversidade nos espaços públicos e comunitários. O seminário contará com mesas de debate, oficinas temáticas, apresentações culturais, participação de comunidades tradicionais e representantes do poder público, promovendo o encontro entre saberes acadêmicos, populares e institucionais.
O projeto ConselhICH tem como foco traduzir o Estatuto da Criança e do Adolescente para linguagens acessíveis a Universitários, crianças, adolescentes, juventudes e comunidades. Por meio de ações pedagógicas, cartilhas, rodas de conversa e produções audiovisuais, busca popularizar o ECA e estimular a participação cidadã de adolescentes nos espaços de controle social. O projeto também se articula com escolas, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais, Varas da Infância e Adolescência, centros de referência, entidades da sociedade civil e todos os atores do Sistema de Garantias de Direito, promovendo práticas formativas e educativas nos território.
Criado em 2018 na Universidade Federal do Paraná, o projeto de pesquisa As Redes Socioassistenciais do Paraná tem como objetivo mapear, analisar e fortalecer a articulação das redes locais de proteção social, com ênfase na política de assistência social e no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A partir de uma abordagem territorializada e participativa, a pesquisa busca compreender as dinâmicas, os fluxos de atendimento e os desafios enfrentados pelos municípios na consolidação das redes de proteção.
O projeto desenvolve metodologias de pesquisa-ação, estudos de caso, entrevistas com profissionais e conselheiros, produção de cartografias sociais e análise de dados institucionais. Seus resultados subsidiam a formulação de políticas públicas mais integradas e efetivas, contribuindo com a formação crítica de estudantes de graduação e pós-graduação e com a produção científica no campo do Serviço Social.