Como gravar reuniões e/ou transmitir para o Youtube – UFPR Virtual e Microsoft Teams
Para essa demanda existem três alternativas: as e-aulas da UFPR Virtual (RNP/Jitsi) e o Microsoft Teams. Abaixo são listadas suas características, o que facilita comparação e escolha.
OBS: A plataforma Youtube é recomendada devido a sua banda robusta que permite o acesso de várias pessoas simultaneamente. Vídeos armazenados e/ou transmitidos em direto (streaming) na plataforma Youtube podem ser visualizados segundo três métodos: público, privado e não-listado. Saiba mais aqui.
E-aula RNP
Não há previsão para o recurso de gravação ficar disponível ainda no Período Especial, como mencionado nesta oficina realizada pela CIPEAD em 22/07/2020, na qual é sugerido o OBS Studio como recurso descomplicado. Confira o tutorial e o MOOC (Cursos abertos massivos) que o Instituto Federal do Espírito Santo preparou para você sobre o Open Broadcaster Software.
E-aula Jitsi
No canto direito inferior existe um ícone com três pontinhos, no qual listam-se as opções:
Microsoft Teams
A gravação nesta plataforma será armazenada na nuvem do Microsoft Stream por 20 dias e sua visualização fica disponível por todos os participantes da classe/equipe. Você pode mudar as configurações de permissão de acesso ao vídeo, compartilhar com o público externo ou preservá-lo indefinidamente como mostra os tutoriais da “Reunião e gravação no Microsoft Teams” e “Como fazer upload de um vídeo no Youtube” elaborados pela UFPR.