Licenciatura em Geografia

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O CURSO 

A Licenciatura em Geografia da UFPR – Setor litoral,  iniciou suas atividades acadêmicas com a sua primeira turma no ano de 2017, fato que a caracteriza como um dos mais recentes cursos de graduação implementados nesta Instituição. Atualmente, em 2020, a Graduação é composta por 4  Turmas de estudantes em pleno exercício.

De modo geral, os módulos que compõe a grade curricular da Licenciatura, são voltados para que o educador em geografia possa compreender os arranjos espaciais organizados pelos grupos humanos em diversos tempos e espaços. Em função de seu caráter teórico-prático, também fazem parte do currículo do  Curso,  os trabalhos de campo que são realizados nos municípios do litoral paranaense, bem como, em outras diferentes regiões brasileiras.

A coordenação e os (as) docentes da Ligeo, abreviação utilizada pela comunidade acadêmica para referir-se ao Curso, tem como um dos seus principais princípios, o diálogo constante, no sentido de construir coletivamente estratégias que contribuam para a  permanência dos seus estudantes. Sendo assim,  a Licenciatura busca abrir e manter caminhos que possibilitem aos ingressos conciliarem estudo com o trabalho. Nesse contexto, as suas aulas são ofertadas no período noturno, de segunda a sexta-feira, e,  tanto os estágios obrigatórios quanto os trabalhos de campo, são pensados, em conjunto com os seus discentes, para que aconteçam em dias e horários compatíveis com os (as) que trabalham, a fim de oportunizar a participação do maior número possível de estudantes em tais atividades que são de fundamental importância para as suas formações  – afirma Ângela Massumi Katuta, professora da Ligeo.

PPC Geografia – Projeto Político Pedagógico de Licenciatura em Geografia – UFPR Litoral

O PROFISSIONAL

O Curso propõe uma formação ampla dentro da compreensão do ser humano e a sua relação e construção dos ambientes, dos territórios, dos lugares e paisagens. Encaminha  o (a) estudante (a) e futuro (a) educador (a) à uma formação crítica diante dos debates atuais acerca dos grandes problemas socioambientais, de luta pelo território urbano e agrário, dos desdobramentos da internacionalização das relações econômicas capitalistas e as consequências mundiais, regionais e locais. O (a) licenciado (a) também terá acesso as ferramentas atuais de análise do território por meio da cartografia e das tecnologias complementares a essa ciência, bem como terá oportunidade de compreender as especificidades dos diferentes espaços a partir da sua interação com as comunidades, utilizando a cartografia social como um dos possíveis métodos de interpretação das diversas realidades territoriais e sociais. Durante toda a sua formação na Ligeo,  o (a) futuro (a) educador (a) em geografia será estimulado pelo coletivo do Curso, a desenvolver um olhar voltado para o desenvolvimento territorial sustentável, e, a partir desse foco, promover ações que impactem social e ambientalmente de forma positiva nos ambientes escolares e nas comunidades em que ele possivelmente vier a atuar.

Compreender as expressões das desigualdades sócio econômicas por meio da leitura das diversas paisagens e espaços vividos, conhecer a lógica produtora e legitimadora das desigualdades, estabelecer estratégias políticas de democratização das terras, influenciando nos conflitos por territórios e, portanto, por direitos, é papel fundamental do ensino da geografia em todos os níveis. (PPC Ligeo, 2015)

CAMPOS DE ATUAÇÂO

O curso forma os estudantes para trabalhar em escolas de Educação Básica, cursinhos pré-vestibulares e outros cursos que necessitem de conhecimentos geográficos. Há também outros espaços educativos, principalmente aqueles ligados à educação popular, onde o licenciado em geografia pode contribuir e fazer a diferença no que se refere ao fortalecimento da democracia participativa e cidadania efetiva, atuando principalmente no foco do curso que são os conflitos por terras e territórios, reconhecimento e redistribuição de direitos.

O mercado de trabalho para o professor de geografia tende a ser ampliado com a abertura de escolas da Educação Básica e outros espaços educativos que promovam debates e cursos para a democratização dos territórios nos campos e nas cidades. O litoral do Paraná é uma das regiões que mais tem vagas para professores de geografia.

CRONOGRAMA DE AULAS  – primeiro semestre de 2020

Encargos Didáticos 2020_1

CRONOGRAMA INSTITUCIONAL

Calendário Acadêmico 2020 – Setor Litoral

DOCENTES:

Ângela Massumi Katuta http://lattes.cnpq.br/7699510737715643

Marcos Aurélio Zanlorenzi (coordenador) http://lattes.cnpq.br/6881253811204986

André Essenfelder Borges http://lattes.cnpq.br/9042529634261896

Ione Maria Aschidamini http://lattes.cnpq.br/3955114978194721

Rodrigo Rosi Mengareli (vice-coordenador) http://lattes.cnpq.br/188174586

Paulo Gaspar Graziola Júnior (colaborador) http://lattes.cnpq.br/0041121834612355

Luiz Rogério Oliveira Silva (colaborador) http://lattes.cnpq.br/5639624362226840

Neusa Maria Tauscheck (colaboradora) http:///lattes.cnpq.br/0703095983612913

Ehrick Eduardo Martins Melzer (colaborador) http:///lattes.cnpq.br/7789975902195248

Evandro Cardoso do Nascimento (colaborador) http://lattes.cnpq.br/1702573831557350

ASSESSORIA 

Edilene Beatriz Dahmer  http://lattes.cnpq.br/8479512567078962

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300