Coordenação: Coordenação: José Pedro Da Ros
Contato: zdaros@gmail.com
Portaria_Coordenação_2019 – 2021
Vice-coordenação: Vice-coordenação: Elizabete Sayuri Kushano
Contato: xsayurix@gmail.com
Portaria_Vice_Coordenação_2019 -2021
Assessor: Geane Loth Cruz
Contato: camara.gt@ufpr.br
____________________________________________________________________
Ano letivo 2019.
Atenção Estudante! Consulte os módulos ofertados para o primeiro semestre de 2019.
Estudante; atenção aos prazos para solicitações.
Todas as solicitações devem ser feitas na recepção com protocolo especÃfico e dentro dos prazos estipulados no calendário acadêmico publicado abaixo:
Calendário_Acadêmico_2019_Res_66_18_CEPE.
Abaixo encontra-se o calendário das reuniões de Câmara do Curso
a ser publicado em breve.
EDITAISÂ 2019.
Atenção Estudante! Consulte SEMPRE os editais do curso.
EDITAIS – APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO: Atenção Estudante! Abaixo, neste item, serão publicados todos os editais do curso, inclusive os de aproveitamento de conhecimento para o semestre 2019_01. Se você solicitar aproveitamento de conhecimento, verifique a convocação quando da publicação dos editais.
a ser publicado em breve.
______________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES
Abaixo, você, estudante, encontra uma planilha de Excel na qual poderá fazer os lançamentos de suas atividades formativas complementares. Essa planilha deve auxiliá-lo a fazer um cálculo aproximado do total de horas que você já completou e quantas horas ainda faltam para cumprir a exigência mÃnima do curso. lembre-se de verificar no PPC qual a carga mÃnima exigida.
Tabela_Atividades_Formativas_Complementares.
RESOLUÇÕES E PORTARIAS
– Normas para cancelamento de registro acadêmico na UFPR – RESOLUÇÃO Nº 96/15-CEPE.
– CurrÃculo do curso (a partir de 2015) – RESOLUÇÃO Nº 03/15-CEPE.
– Da atividade acadêmica – RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE.
PORTARIAS de RECONHECIMENTO DO CURSO:
INSTRUÇÕES NORMATIVAS
– Regulamenta procedimentos administrativos dispensa e equivalência de Disciplinas e dos exames de Adiantamento e de Aproveitamento de Conhecimento da Resolução 92/13-CEPE cursos de graduação da UFPR – IN Nº 01/14 – PROGRAD.
MANUAIS
Manual TCC (turmas 2015 em diante).
REQUERIMENTOS – PROCESSO DE SOLICITAÇÃO
Aproveitamento_de_Conhecimento_procedimento.
Troca_Mediador_PA_Procedimento.
CAF – Comissão de atividades formativas
Compete a CAF analisar e validar as atividades formativas complementares apresentadas pelos estudantes. A apresentação das atividades deve ser feita pelo estudante na recepção com protocolo especÃfico; as atividades serão avaliadas em sua totalidade, não sendo permitido o envio de horas/atividades parciais.
A CAF é composta pelos professores (Gestão 2018-2020): Marcos Luiz Filippim, Elizabete Sayuri Kushano e José Pedro da Ros.
COE – Comissão orientadora de estágio
Conforme a Resolução 46/10-CEPE, Art. 17, dentre suas atribuições compete à COE planejar e avaliar as atividades referentes a estágios (obrigatórios e não-obrigatórios). A COE é composta pelos professores (Gestão 2018-2020): Marcos Luiz Filippim, Elizabete Sayuri Kushano e José Pedro da Ros.
O CURSO
O Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFPR Litoral tem como diferencial sua relação com a sociedade local e regional, sua fundamentação teórico prática (FTP), que promove o diálogo com a realidade procurando auxiliar no desenvolvimento econômico e sociocultural. Constituem -se ainda de espaços curriculares inovadores como o das Interações Culturais e HumanÃsticas e o dos Projetos de Aprendizagem. Fazem parte dos FTP, os conteúdos de hospitalidade, transportes, agenciamento, meios de hospedagem, marketing turÃstico, eventos, economia, meio ambiente, fundamentos do turismo, história e cultura, entre outros.
Projeto PolÃtico Pedagógico do Curso – PPC (turmas 2015 em diante).
PPC antigo (turmas 2013 e anteriores).
O PROFISSIONAL
O Tecnólogo em Gestão de Turismo está apto a trabalhar no planejamento e desenvolvimento das atividades turÃsticas nos setores público e privado. Atua no âmbito do planejamento turÃstico e das polÃticas públicas; do agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo); das empresas de transportes; das consultorias voltadas para o gerenciamento; da comercialização e da promoção dos serviços relativos ao setor. Constituem- se em aspectos relevantes desse profissional a identificação dos potenciais turÃsticos receptivos, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional, assim como a consolidação de produtos turÃsticos frente à s novas tecnologias.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O Tecnólogo em Gestão de Turismo trabalha em atividades e operações de gestão relacionadas ao conforto, bem-estar e qualidade dos serviços e produtos turÃsticos. A profissão pode ser exercida em agências de viagens e turismo, hotéis, empresas de transportes (aéreo, rodoviário, ferroviário, aquaviário), eventos, entretenimento, gastronomia, etc. O profissional também pode atuar como integrante de equipes administrativas, em secretarias de turismo, conventions & visitors bureau, ONG’s, governanças do setor, entre outros.
DOCENTES
Augusto José Waszczynskyj Antunes das Neves
Beatriz Leite Ferreira Cabral
Elizabete Sayuri Kushano
José Pedro da Ros
Luiz Ernesto Brambatti
Marcelo Chemin
Marcos Luiz Filippim
ESTUDANTES
Trabalhos de conclusão de curso – TCC