Uma Nova Especialização Mediando a Urgente e Necessária Mudança Educacional:

3 de abril de 2017 - 16h21

No dia 25 de março aconteceu o primeiro encontro do novo Curso de especialização presencial gratuito em Alternativas para uma Nova Educação da UFPR Litoral. A concorrência para esse curso foi muito alta, com mais de 4 candidatos por vaga oriundos de várias cidades do entorno do litoral e Curitiba, além de outros estados, como São Paulo e Santa Catarina. O interesse pelos Cursos Lato Sensu é grande e o acesso é limitado em função de que a maioria dos Cursos desse nível ofertados não são gratuitos, o que é  lastimável, em função do compromisso social das universidades públicas. Essa Especialização, além de gratuita, é inédita com essa temática e formato inovador, pois se compromete com a emergente necessidade de alteração do paradigma educacional hegemônico. A seleção para o curso buscou garantir: interculturalidade, interdisciplinaridade, interterritorialidade, interexperiencialidade e a intergeracionalidade. Portanto, conta com 50 estudantes oriundos de vários locais, formações e variadas idades, além de muitos desses já estarem desenvolvendo novas alternativas educacionais. Crianças e jovens merecem uma formação que as considere sujeitos na construção do conhecimento e os respeite em suas singularidades sem arbitrariedades, porém, com compromisso com o coletivo e com os contextos onde estão inseridos. Os princípios que orientam o Curso são os mesmos construídos coletivamente pelos protagonistas do movimento pela Nova Educação Nacional, publicados no III Manifesto pela Educação em 2013. São esses: – INTEGRALIDADE –  A Educação para a integralidade contempla as diversas dimensões da experiência humana – sensorial, cognitiva, emocional, moral, ética, política, cultural, estética, artística, etc. – o que pressupõe transdisciplinaridade, currículo aberto, aprender a conhecer-fazer-conviver-ser, e, educação continuada. A educação para integralidade pressupõe que cada pessoa é dotada de múltiplas inteligências. – SOLIDARIEDADE – O Educar-se em Solidariedade dá lugar para a aprendizagem de todos com todos, ao ensino-aprendizagem colaborativo, à pedagogia por projetos, à docência compartilhada e às comunidades educadoras. – DIVERSIDADE – O educar-se na Diversidade pressupõe a educação inclusiva, a pedagogia da escuta e da autonomia, o ensino não seriado e em grupo multietários, a educação multicultural.  – REALIDADE – A educação deve servir para a melhora objetiva da realidade na qual ela ocorre, contribuindo para o chamado desenvolvimento local. Para tanto é indispensável a contextualização e integração dos conhecimentos a serem aprendidos à vida dos educandos e de suas comunidades. O princípio da realidade na Educação coloca a dimensão do ensino-aprendizagem ativo, a aprendizagem significativa, a contextualização e a participação da comunidade. – DEMOCRACIA – Com o objetivo maior da auto-responsabilização, como consciência de que os contextos sociais são responsabilidade de todos e de cada um, e visando que as pessoas e comunidades tenham condições de se apropriar de suas realidades e transformá-las, a Educação acontece de forma não-coercitiva, fundamentada na comunicação e no protagonismo. – DIGNIDADE – Pautada na dignidade em dupla via de reconhecimento da pessoa, o educador como tutor e facilitador das aprendizagens, entendendo que a educação deve ser solidária e coletiva e a aprendizagem um processo entre o educador que aprende e aprendiz que ensina. Passa pela reformulação das formações iniciais, pela reflexão e atualização permanente das práticas educativas, e, pela constante busca de coerência entre o fazer pedagógico e as necessidades educacionais das pessoas envolvidas, suas comunidades e a sociedade em geral. A organização metodológica  estrutura-se em torno do protagonismo de cada estudante com propostas em escolas ou em outros espaços comunitários com projetos inovadores no campo educacional, que podem variar desde projetos em pequenos grupos de educadores e estudantes até numa escola como um todo. A partir desses projetos cada estudante  proporá ações até o final do curso. Essas ações farão parte do rol de atividades da especialização, podendo os estudantes escolherem os locais de participação entre aqueles propostos,  sempre com a mediação participativa de um tutor do corpo docente do Curso. Além disso, encontros mensais e a participação nas Conferências Regionais e Nacionais para uma Nova Educação, além das trocas por canais de comunicação virtual permanente,  proporcionarão o debate e a construção dos conhecimentos necessários à educação continuada de cada um e do coletivo. Convidamos a todos e todas para estarem conosco conhecendo e vivenciando as atividades e os eventos.

“Mudar a escola, melhorar a educação: transformar um país”- III MANIFESTO PELA EDUCAÇÃO 2013