UFPR vai à praça central de Matinhos

16 de maio de 2019 - 15h32

Centenas de estudantes universitários, além de técnicos e docentes da UFPR Litoral, participaram da mobilização nacional em defesa da educação no dia 15 de maio. Também estiveram presentes professores da rede pública estadual, que atuam no município. A mobilização contesta os cortes orçamentários das instituições públicas de ensino superior e também no ensino básico. A UFPR sofreu um contingenciamento de 30% no seu orçamento (R$ 48 milhões), que poderá inviabilizar suas atividades no segundo semestre deste ano. A ato visou ampliar a comunicação com a comunidade da cidade, levando ao espaço público um pouco daquilo que a universidade já faz diariamente no ensino, pesquisa e extensão.

Nas tendas colocadas na praça, foram expostos projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos pelo Setor. Aconteceram também aulas públicas sobre direitos, e as possíveis mudanças no sistema de previdência, e os impactos instalação da Universidade em Matinhos, no decorrer desses últimos 14 anos. Como citado pelo professor Rodrigo Horochovski, na aula sobre os Impactos na UFPR no município, dados dos Cadernos Municipais do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) apontam que Matinhos teve um crescimento de 115% no número de empregos formais entre os anos de 2006 e 2016  e o número de estabelecimentos públicos e privados cresceu 44%. Uma vez que a UFPR Litoral foi implantada em 2005, pode-se considerar que foi fator relevante nesse crescimento. Segundo Horochovski, somente Pontal do Paraná, entre os demais municípios litorâneos, teve crescimento aproximado ao Matinhos, e lá, além da expansão do Centro de Estudos do Mar (CEM-UFPR), houve a atuação temporária da empresa Techint.