UFPR sedia atividades do Programa Saberes

3 de abril de 2019 - 17h11

O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, e o secretário de educação e cultura, Jean Carlos Freire da Silva, estiveram na UFPR Litoral, na última segunda-feira (02/04), para acompanhar as atividades de contraturno escolar, o Programa Saberes, que tiveram início na estrutura da Universidade no mês de março deste ano.  O Programas Saberes é uma ação da Prefeitura que atende às diretrizes do Plano Nacional e do Plano Municipal de Educação, no que tange ao contraturno escolar. Segundo o prefeito, essa é uma colaboração inédita entre as duas instituições, que deve se multiplicar em outras atividades. “Tínhamos que resolver a questão do espaço para as atividades do Programa. Entramos em contato com o diretor do Setor Litoral, Renato Bocchichio, que prontamente ficou animado com a proposta e nós aqui estamos para acompanhar as atividades e agradecer”, afirmou Ruy Hauer.

O secretário de educação, Jean, explicou que o Programa Saberes teve início em 2009 e atende crianças do pré II até o quinto ano, matriculados na rede pública municipal. Atualmente são ofertadas 350 vagas a alunos de quatro escolas. “São desenvolvidas atividades pedagógicas e recreativas pela equipe da rede municipal e educadores de associações que têm convênio com a Prefeitura. Matinhos é o município que oferece a maior diversidade de atividades de contraturno escolar em todo o litoral do Paraná”, afirmou o secretário.

O vice-diretor do Setor Litoral, Luis Eduardo Thomassim, salientou que muitos que integram a equipe do Programa da prefeitura foram ou são estudantes da UFPR. “A educadora Simone Cordeiro, que coordena as ações, é aluna de pós-graduação. Temos alguns egressos de Artes e Gestão de Esportes e Lazer atuando como educadores. É um encontro de uma ação da Prefeitura, com a colaboração da Universidade, na formação das equipes, que agora converge com o uso do espaço físico. Os estudantes dos nossos cursos que podem ter oportunidades de estágios e outras vivências junto ao Programa Saberes estão muito animados”, declarou Thomassim.

Ainda há vagas para as atividades neste semestre. Os pais de estudantes que tenham interesse em participar devem procurar a diretora do Programa, Simone Cordeiro, na UFPR Litoral (R. Jaguaraíva, 512 – Caiobá). Horário: 8 às 12h e das 13 às 17h.  Atividades desenvolvidas: xadrez, capoeira, karatê, música, educação física, reforço escolar em língua portuguesa e matemática.