UFPR promove debates e ações de conscientização na Semana do Meio Ambiente

8 de junho de 2016 - 16h29

No dia 05 de junho é comemorado o dia do meio ambiente, neste ano a UFPR Litoral desenvolveu ações para promover a reflexão sobre o tema. No dia 02 de junho, a equipe da biblioteca promoveu um café cultural com o tema Contexto ambiental no Brasil: legado Bigarella e o meio ambiente no litoral do Paraná, no qual professores e pesquisadores debateram com estudantes e servidores da Universidade os estudos e realizações deste que foi um dos maiores conhecedores do ambiente litorâneo paranaense.

Na semana seguinte, no dia 07 de junho, o Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental do Setor da UFPR (Nossa UFPR), em parceria com o Instituto Fukuoka e apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeita, disponibilizou um ponto de coleta de equipamentos eletrônicos inutilizados. O Instituto Fukuoka ainda promoveu uma exposição de uma orquestra de robôs construídos com sucatas e antiguidades eletrônicas. Essas peças são resultados de oficinas de robótica para crianças, como as que o próprio Instituto promove nas temporadas de verão, em Matinhos.
Jamidas Moreira da Silva, que representa o Instituto, explica que além de recolher os resíduos, eles orientam sobre os perigos da destinação incorreta desses materiais, que podem contaminar a água e o solo. “Meu interesse é fazer com que as crianças e também os adultos entendam que não devem jogar esses materiais no lixo comum ou reciclável”, afirma Jamidas. Pedro Guimarães, da Secretaria de Meio Ambiente de Matinhos, ressaltou que em três anos de parceria com o Instituto foram recolhidas aproximadamente três toneladas de materiais eletrônicos no município.

Ações continuadas
Desde o início deste ano, o Setor Litoral da UFPR está estruturando o Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental do Setor (Nossa), que tem entre seus objetivos propor a política ambiental do Setor e realizar um diagnóstico das práticas de sustentabilidades realizadas, tendo por diretriz principal a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), e ainda as demais exigências legais para o setor público quanto às práticas para a gestão ambiental. Além disso, estão sendo organizar informações referentes aos projetos de pesquisa e extensão coordenados que abrangem o tema sustentabilidade.

O Nossa UFPR Litoral foi criado por iniciativa da professora do curso de Gestão e Empreendedorismo, Sandra Simm, e das servidoras técnico-administrativas Paula Ramalho, Juliane Pereira e Aline Gonçalves, o Núcleo ainda conta com a colaboração voluntária das estudantes Vanessa Ribas, Caroline Oliveira dos Santos, Doralice Nascimento. Neste momento, as atividades estão voltadas para a elaboração de um instrumento de diagnóstico e a campanhas de sensibilização e difusão de informações. No início do ano letivo também foram distribuídos cartazes e panfletos incentivando práticas ambientalmente adequadas, como a separação do lixo, o consumo racional de água e energia, o uso de bicicletas, etc.

Para a professora Sandra, que em seu pós-doutorado pesquisou práticas de gestão e sustentabilidade em instituições de ensino superior (IES), a sustentabilidade ambiental nas IES começou a ser registrada a partir da década de 1990. “No Brasil, a sustentabilidade ambiental apresenta duas grandes áreas para o seu desenvolvimento. A primeira é o eixo acadêmico, enfatizando o ensino e a pesquisa como formadores de conhecimento para os egressos das IES. A segunda área está no eixo operacional, o qual se manifesta nas ações cotidianas dos campi para a sustentabilidade ambiental, abrangendo a aplicação de modelos de gestão ambiental, o estabelecimento de práticas cotidianas e a gestão de resíduos. Essas ações vivenciadas nos campi universitários geram aprendizado e a repetição de boas práticas pela comunidade acadêmica”, explica Sandra.

Gestão de resíduos na UFPR Litoral
O Setor Litoral, mediante adesão da UFPR ao Convênio Coletivo para cumprimento do Decreto Federal 5940/2006, conta com a parceria de duas associações locais de coleta e destinação de resíduos recicláveis. A gestora ambiental Paula Ramalho é quem gerencia essas parcerias e orienta dos processos de separação e destinação do material internamente. “Atualmente, as ações relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos do Setor são suficientes para atender às normativas institucionais e determinações legais. Contudo, com a criação do Nossa, tais ações estão sendo progressivamente aperfeiçoadas e ampliadas a fim de que se tornem mais efetivas. Exemplo disso é a proposta de remanejamento e de diferenciação de lixeiras das salas de aula, inicialmente, que serão alocadas nos corredores dos blocos didáticos de forma a coletar, separadamente, resíduos recicláveis e não recicláveis. Essa é uma atividade que deve ocorrer até o início do próximo semestre letivo, acompanhada de ações de sensibilização voltadas à comunidade acadêmica”, afirma a gestora ambiental.