UFPR Litoral sediou Seminário e Festa da Juçara

 19 de maio de 2025 - 16h58

Com mais de 70 expositores e atrações culturais, a 6ª Festa da Juçara foi realizada no último sábado (17) na UFPR Litoral, em Matinhos (PR). O evento é uma realização do Instituto Juçara de Agroecologia, em parceria com o programa de extensão da UFPR Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA Juçara), que integra atividades voltadas à construção e socialização de conhecimentos e vivências relacionados à agroecologia, nos municípios do litoral do Paraná. 

Participaram da Feira artesãos, produtores locais de hortifrúti, comunidade indígena e serviços de alimentação local e saudável. Entre as atrações culturais estiveram presentes o Trio Mamulando (@triomamulango), com o espetáculo Boi de uma Mão e o Coco Beramar (@cocoberamar), que promoveu uma roda de coco para crianças e jovens. Também se apesentaram o Tambor Raízes de São Benedito (@tambor.raizesdesaobeneditopr) e o grupo de fandango da Associação Cultural Canutilho Temperado (@canutilho_temperado). No mesmo dia aconteceu o encerramento de um ciclo de oficinas do projeto Terrinha Brincante: Agroecologia, Arte e Cultura Popular, que conta com o apoio da UFPR, o que garantiu a participação de crianças da comunidade em todo o dia.  

Dayane Gomes, uma das organizadoras do evento, explicou que “o objetivo da Festa é celebrar a safra da juçara no litoral do Paraná, além de resgatar saberes e tradições, especialmente manifestações da cultura popular e impulsionar a cultura alimentar dos frutos da palmeira Juçara na região”.  Realizada de forma colaborativa, a festa contou com o apoio estrutural do Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA Juçara, Universidade Federal do Paraná – UFPR Litoral e da Prefeitura de Matinhos. 

Uma história de festejos da colheita
A Festa da Juçara Matinhos nasceu em 2012, do encontro entre vivência, território e propósito. O então estudante de agroecologia Raphael Snak Serafim da Luz escolheu a Juçara como tema de seu projeto de aprendizagem na universidade e fundou, com colegas, o Coletivo Juçara. Uma das primeiras ações do Coletivo foi a realização de uma oficina de despolpa de juçara durante a Feira de Profissões da UFPR Litoral, em 2012. Naquele mesmo ano, Raphael idealizou e organizou a primeira edição da Festa da Juçara, no campus de Matinhos. A segunda e terceira edições ocorreram em 2013 e 2014. Depois de alguns anos o evento foi retomado em 2023, com a Fundação do Instituto Juçara de Agroecologia.  

Segundo Raphael Serafim, o evento voltou ao calendário cultural com novo fôlego, mantendo sua base comunitária, territorial e agroecológica. “A partir desse momento, o NEA Juçara da UFPR Litoral passou a atuar como parceiro institucional de apoio, somando esforços em aspectos logísticos, pedagógicos e na produção de conhecimento. Essa parceria tem fortalecido o vínculo entre universidade, organizações da sociedade civil e comunidade, respeitando os papeis específicos de cada envolvido no processo”, explicou o organizador. 

I Seminário Brasileiro da Palmeira Juçara em Sistema Agroecológico  

Entre os dias 14 e 16 de maio, a Embrapa Florestas e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram o I Seminário Brasileiro da Palmeira Juçara em Sistema Agroecológico. O evento reuniu gestores públicos, agricultores, pesquisadores, comunidades tradicionais e organizações da sociedade civil de diferentes regiões do Brasil e da Argentina para discutir estratégias de conservação e uso sustentável da palmeira juçara, aliando geração de renda, segurança alimentar e restauração ecológica.

A programação contou com debates e palestras as questões ecológicas relacionadas a espécie, os desafios legais para comercialização de seus produtos e experiências em sistemas agroflorestais com a juçara. Destacaram-se casos de comunidades que utilizavam a palmeira como fonte de alimento e renda, como grupos do Vale do Ribeira, e discussões sobre manejo, produção de palmito e propostas de políticas públicas. Mais informações podem ser obtidas no site da Embrapa Florestas.  

A gravação do evento está disponível na íntegra pelo canal do Youtube:

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300