Entre os dias 13 e 17 de abril, a UFPR Litoral, em Matinhos, sedia a 12ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), com o tema Formação de educadores ambientais: a pesquisa com. O evento propõe ampliar os debates sobre práticas de pesquisa em Educação Ambiental, a partir de uma perspectiva que reconhece a participação ativa do mundo mais-que-humano nos processos educativos e cientÃficos.
Realizado pela primeira vez na região Sul do Brasil, o XII EPEA reúne pesquisadores para discutir metodologias inovadoras e o papel do mundo mais-que-humano nas práticas de pesquisa. Segundos os organizadores, a realização do EPEA em Matinhos visa incentivar o desenvolvimento e fortalecimento de novos núcleos de produção acadêmica voltados à sustentabilidade socioambiental.
A programação inclui conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos cientÃficos na modalidade de comunicação oral. As atividades são abertas ao público e voltadas a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais da área e demais interessados em temáticas ambientais e educacionais.
Compromisso com a ciência e com a transformação socioambiental
Em um momento histórico marcado por crises ambientais globais, negacionismo cientÃfico e desinformação, o EPEA reafirma seu papel como espaço de resistência, reflexão crÃtica e fortalecimento da ciência pública. A 12ª edição se posiciona de forma clara contra a propagação de fake news e as consequências de polÃticas neoliberais que fragilizam a produção do conhecimento e o compromisso com a justiça socioambiental.
Grupos de Discussão de Pesquisa (GDP) no XII EPEA
Os GDPs são espaços de diálogo e aprofundamento temático voltados à análise dos trabalhos apresentados no XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental. Cada grupo será coordenado por especialistas da área e ocorrerá em dois encontros de duas horas. Os debates buscarão identificar tendências nas pesquisas e promover a troca de experiências entre participantes, com os resultados sendo apresentados em uma mesa redonda no dia 16 de abril.
Os temas dos GDPs são:
EA e Ecologia PolÃtica – Injustiças socioambientais, movimentos sociais e relações de poder.
EA em Contextos Escolares – Identidades da EA, currÃculo, ensino e aprendizagem.
EA em Contextos Não Escolares – Práticas em espaços informais e comunitários, polÃticas públicas e articulações em redes.
EA e Formação de Educadores – Formação inicial e continuada, saberes docentes e desenvolvimento profissional.
EA e PolÃticas Públicas – Análises teóricas e práticas de polÃticas públicas em diferentes esferas.
EA, Culturas, Interculturalidade e Decolonialidade – Diversidade cultural, saberes locais e cosmovisões de povos originários.
EA e Questões Metodológicas – Abordagens e multirreferencialidade metodológica nas pesquisas.
EA e Questões Epistemológicas – Correntes teóricas e práxis no campo da Educação Ambiental.
EA e Educomunicação – Interações entre educação ambiental e comunicação, com foco nas práticas e polÃticas socioambientais.
Esses grupos visam fortalecer a reflexão crÃtica, a socialização de saberes e a construção colaborativa de conhecimento no campo da Educação Ambiental.
Sobre o EPEA
Criado em 2001, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental é um evento bienal promovido por diferentes grupos de pesquisa. Desde sua criação, tem se consolidado como um dos principais espaços de articulação entre pesquisadores da área, com o objetivo de: Discutir, analisar e divulgar pesquisas em Educação Ambiental (EA); Aprofundar os debates epistemológicos e metodológicos da área; Identificar e compartilhar práticas de pesquisa desenvolvidas em programas de pós-graduação e em contextos institucionais e não-institucionais.
A edição de 2025, organizada pela UFPR, reforça o compromisso da universidade com a formação crÃtica, interdisciplinar e comprometida com os desafios contemporâneos da educação e do meio ambiente.
Mais informações sobre a programação: https://xiiepea2025.ufpr.br/programacao/