Diante da pandemia do coronavÃrus no Brasil e a necessidade urgente de desinfecção frequente, principalmente dos locais onde são prestados atendimento à saúde, a UFPR Litoral disponibilizou insumos, recursos humanos e técnicos para a produção de álcool 70.
A iniciativa foi do Laboratório de Biologia Molecular da UFPR Litoral, coordenado pelo professor Luciano Huergo, que, com a colaboração de servidores da instituição, produziu 100 litros de álcool 70 (lÃquido). Esse material e doze caixas de luvas descartáveis foram doados para secretaria de saúde do municÃpio de Guaratuba.
Segundo Luciano, a ideia surgiu de conversas entre ele e o diretor de apoio aos Campi avançados da UFPR, Helton José Alvez, a diretora do Setor Litoral, Elisiani Tiepolo, o professor Renato Bochicchio, do curso de Ciências Ambientais, e a técnica de laboratório Mariana Nazário, em conjunto com o comitê gestor dos laboratórios. A intenção do grupo é que todos os campi da UFPR colaborem produzindo álcool em seus laboratórios para doação.
“Como temos uma pequena quantidade de álcool puro em estoque, surgiu a possibilidade de produção. Desde então iniciamos contatos com as secretarias municipais de saúde e a de Guaratuba foi a primeira a apresentar a demanda. Estamos contactando as demais secretarias para saber se há necessidade do produto. Ainda temos capacidade de produzir mais, mas precisamos de fracos novos de cinco litros para embalar”, explica Luciano.
Sobre o Laboratório de Biologia Molecular
A missão do Laboratório é formar recursos humanos altamente qualificados em microbiologia molecular e desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada em benefÃcio do planeta. Para isso, realiza pesquisas em microbiologia molecular, com técnicas como espectrometria de massas, sequenciamento de DNA e bioinformática. A equipe é multidisciplinar e conta com contatos em outras cidades do Brasil e no exterior. Mais informações – clique aqui
Mais informações e colaborações entrar em contato pelo e-mail: luciano.huergo@gmail.com