A UFPR Litoral vai disponibilizar, no vestibular 2019/2020, 481 vagas em 13 cursos de graduação. A licenciatura em Educação do Campo segue um vestibular especial, realizado no mesmo período das provas dos demais cursos.
Criado há 14 anos, o Setor visa o desenvolvimento local, tendo o objetivo de tornar o ensino superior acessível à população do litoral paranaense. Além de oportunizar aos estudantes um projeto pedagógico inovador, com enfoque na interdisciplinaridade, na autonomia estudantil e na interculturalidade. A UFPR Litoral está instalada no município de Matinhos e promove ações que chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que ainda apresentam grande fragilidade social e econômica.
Pelo projeto político pedagógico do Setor, os currículos dos cursos são constituídos por três eixos: Fundamentos Teóricos Práticos (FTPs/módulos); Projetos de Aprendizagem (PAs) e Interações Culturais e Humanísticas (ICHs). As Interações Culturais e Humanísticas são espaços nos quais o aprendizado ocorre por meio de reflexões e vivências sobre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares e pessoais. Em encontros semanais, estudantes e professores de diferentes cursos interagem e aprendem juntos. Já os Projetos de Aprendizagem incentivam o estudante a perceber criticamente a realidade, compreender os diversos aspectos que a estruturam e a estabelecer ações integradas entre instituição e comunidade.
Como o Setor enfatiza o desenvolvimento junto às comunidades locais, há também uma ampla atuação em projetos de extensão, de educação tutorial (PETs) e de iniciação científica, visando o progresso científico, econômico e cultural, conciliado à preservação ambiental.
Segundo o diretor do Setor, Renato Bochicchio, as práticas pedagógicas inovadoras aplicadas são políticas para a formação integral, visando ampliar o acesso e a permanência destes no ensino superior. Ele salienta que entre 70% a 80% dos inscritos normalmente são oriundos do litoral paranaense e do Vale do Ribeira, que estudaram em escolas públicas. “Esse é um dado relevante para demonstrar que a UFPR Litoral cumpre seu papel social nas duas regiões”, afirma Bochicchio.
Os interessados em cursar graduação na UFPR Litoral podem optar pelos bacharelados em Administração Pública, Ciências Ambientais, Gestão e Empreendedorismo, Saúde Coletiva, Serviço Social; pelos tecnólogos em Agroecologia, Gestão de Turismo e Gestão Imobiliária; e as licenciaturas em Artes, Ciências, Educação Física e Geografia. Mais informações sobre os cursos acesse: https://litoral.ufpr.br/cursos/.
A cidade de Matinhos
Situada no litoral do Paraná, a 110 quilômetros de Curitiba e 87 de Joinville (SC), Matinhos é uma cidade a beira mar, com aproximadamente 32 mil habitantes, que se distribuem entre o centro da cidade e os balneários. O mais conhecido deles é Caiobá, onde está localizado o campus do Setor Litoral. O município é vizinho de duas grandes áreas de preservação da Mata Atlântica, o Parque Nacional Saint Hilaire-Lange e a APA de Guaratuba. Além das praias, outras opções de lazer na região são as trilhas como a do Parque Estadual Rio da Onça, do Morro do Boi e do morro do Escalvado. Na economia local, destaca-se o setor de serviços, sendo o turismo e comércio os mais relevantes. A facilidade de locomoção, em pequenas distâncias, faz com que a boa parte da comunidade acadêmica se desloque de bicicleta ou a pé.
O campus fica em Caiobá, a uma quadra da praia e próximo ao polo do comércio praieiro e de casas e hospedagens de verão. O Restaurante Universitário da unidade oferece o mesmo serviço que os demais restaurantes, servindo refeições no café da manhã, almoço e jantar. A biblioteca atende os alunos de segunda a sábado. À disposição dos estudantes e servidores da universidade está o Interpraias, ônibus que atende a comunidade acadêmica do Setor e do Centro de Estudos do Mar (unidade Mirassol). Os horários e rotas podem ser consultados em https://litoral.ufpr.br/intercampi-litoral/. Não há residência universitária na cidade, os estudantes podem solicitar auxílio moradia para as despesas desse âmbito, conforme as normas dos editais da PRAE.