Iniciativa de extensão apoia estudantes e comunidade na transformação de ideias em negócios sustentáveis, com foco em inovação e geração de renda. No dia 21 de outubro, Priscilla Sodré, a Agente Regional de Inovação (ARI), vinculada à Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná (Ageuni/SETI), esteve no Setor Litoral para conhecer a Pré-Incubadora, os laboratórios da unidade e os docentes com linhas de pesquisa voltadas ao empreendedorismo e à inovação.
O encontro marcou o início de uma articulação voltada à valorização das potencialidades locais e ao fortalecimento das ações de desenvolvimento regional sustentável. Segundo o coordenador da iniciativa, professor José Lannes, a Pré-Incubadora Ideação integra a Governança dos Ambientes de Inovação do Litoral do Paraná, com sede provisória na Casa Dacheux, em Paranaguá. “As reuniões da governança são realizadas mensalmente de forma itinerante, reunindo representantes de diferentes instituições e iniciativas promotoras de inovação na região”, explicou Lannes.
Em fase de implantação, a iniciativa recebeu apoio da Fundação Araucária para a contratação de uma bolsista, a estudante Luara Akemi Tono de Souza. “Recentemente também participamos, da 35ª Conferência Nacional da Associação Nacional dos Ambientes Promotores de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada em outubro, em Foz do Iguaçu (PR)”, declarou o professor.

Futuramente, a Pré-Incubadora Ideação funcionará na Sala 25ª, do Setor Litoral, ambiente temático do curso de Gestão e Empreendedorismo, durante o período diurno, com o objetivo de seguir sua atuação como espaço de fomento à inovação, à economia criativa e à geração de oportunidades no litoral paranaense.
Como atua uma pré-incubadora?
A Pré-Incubadora Ideação apoia empreendedores interessados em transformar ideias em negócios viáveis e sustentáveis. O seu objetivo é gerar oportunidades de emprego, renda e impulsionar o desenvolvimento regional a partir da integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Instituída oficialmente em 2024 e credenciada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a iniciativa faz parte do Programa de Extensão Incubadora de Projetos Organizacionais e de Trabalho (INPRO), vinculado ao curso de Gestão e Empreendedorismo, da UFPR Litoral.
Os participantes passam por um programa que contempla oito fases de desenvolvimento, que vão desde a ideação até a formalização da empresa, passando por etapas como elaboração do plano de negócios, capacitação gerencial, ampliação de redes de contato, estrutura física, redução de riscos e foco em inovação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo o coordenador do projeto, a pré-incubação é um processo de transformar ideias em empreendimentos formais. “Uma forma de prepará-los para a fase de incubação, que dá continuidade ao processo com foco em empresas consolidadas e em busca de maior competitividade e inovação”, afirmou José Lannes.