UFPR Litoral e Secretaria de Saúde de Matinhos

 24 de março de 2021 - 17h32

Via: Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos

Em uma reunião on-line, nesta quarta-feira (24/03), a Secretaria Municipal da Saúde juntamente com a direção do Setor Litoral da UFPR discutiram o estabelecimento de uma parceria entre o município de Matinhos e a UFPR para produção de testes de detecção da COVID 19 visando a testagem em massa da população. Os testes desenvolvidos pela UFPR Litoral apresentam o diagnóstico ao paciente em menos de 15 minutos. A agilidade da detecção da contaminação pelo vírus tem sua relevância no fato de que pessoas infectadas podem transmitir o vírus mesmo na ausência de sintomas.

Apesar de apresentar o resultado em pequeno espaço de tempo, não se trata de um teste rápido, mas de um teste laboratorial com efetiva precisão de resultados e custo significativamente acessível.

Participaram da reunião o Secretário da Saúde de Matinhos, Paulo Henrique de Oliveira; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Mário Braga; a Diretora da UFPR Litoral, Professora Elisiani Tiepolo; o Vice-diretor da UFPR Litoral, Professor Lourival Fidelis; o Procurador Geral do Município, Dr. Ronysson Antônio Pontes e o Professor da UFPR, Luciano Huergo, coordenador do projeto desenvolvedor do teste.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300