UFPR e Escola de Surdos trabalham em colaboração

10 de maio de 2019 - 16h13

A UFPR Litoral, por meio do curso de extensão de Libras da UFPR Litoral, colaborou na execução da festa do dia da família na Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz, em Paranaguá.  O evento contou com a presença dos cursistas do curso de extensão de Libras, juntamente com alunos surdos da UFPR Litoral e da tradutora e intérprete de espanhol português, Graciele Lukasak, graduanda do Curso de Linguagem e Comunicação, do Setor Litoral. O curso de extensão é coordenado pelo professor e tradutor e intérprete de libras, Ringo Bez de Jesus, desde o ano de 2016, que, sempre que possível, colabora com as ações da Escola Para Surdos de Paranaguá. “Parabenizamos a diretora Fátima de Souza Gonçalves e toda a comunidade Escolar, pelo excelente trabalho de inclusão de surdos realizado no Litoral Paranaense”, declarou Ringo.

A Escola Nydia Moreira Garcez, fundada em 1989, é a  única escola bilíngue para Surdos no Litoral do Paranaguá, executa as atividades de inclusão e educação bilíngue para surdos no Litoral do Paraná. No ano passado, a escola recebeu um casal de crianças surdas da Colômbia, e por conta desta demanda, convidamos através de um pedido de colaboração da Escola, a presença da tradutora e aluna do Setor Litoral, Graciele Lukasak, para realizar a interpretação do português espanhol aos pais das crianças surdas presentes na festa do dia da Família.