UFPR Litoral completa dez anos de atuação

3 de agosto de 2015 - 21h07

Em agosto de 2005, foram ministradas as primeiras aulas dos cursos técnicos em agroecologia, enfermagem, hotelaria e transações imobiliárias e das graduações em fisioterapia e gestão ambiental ofertadas pela UFPR em Matinhos. Neste primeiro ano, 191 estudantes tiveram a oportunidade de ingressar em cursos gratuitos, destinados a promover o desenvolvimento integral do estudante e ainda atender os potenciais de desenvolvimento da região. No decorrer dos anos, a número de cursos expandiu, alguns deles sofreram adaptações, e hoje são ofertadas 545 vagas anuais, em 14 cursos de graduação presenciais. Atualmente a UFPR Litoral conta com mais de 1.700 estudantes em curso, a maior parte deles cidadãos cujas famílias vivem em Matinhos e Paranaguá.

Para o fundador e diretor da UFPR Litoral, Valdo Cavallet, os estudantes encontram na UFPR Litoral um espaço de atuação diferenciado na caminhada educacional. “Desde o primeiro dia, o projeto foi construído com um forte protagonismo estudantil e, a cada dia, a interação, o comprometimento, o pertencimento e a participação, na evolução do projeto, vem crescendo”, declara Cavallet.

O objetivo da expansão da UFPR para o litoral, em Matinhos, foi o de promover a educação pública integrada, interdisciplinar com fundamentação emancipatória. O projeto nasceu da cooperação entre os Governos Federal, Estadual e Municipal visando a real integração entre a comunidade universitária e a população do litoral, para a superação dos entraves que dificultam a arrancada do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida em todo território litorâneo e também no Vale do Ribeira, duas das regiões menos desenvolvidas do estado do Paraná. Desta forma, os cursos da UFPR Litoral visam atender a demanda pela formação de docentes (licenciaturas), impulsionar a economia local (cursos de gestão) e ainda contribuir para a valorização da cultura e da biodiversidade local.

Taisa Oliveira, assistente social e doutoranda em ciência política, é ex-aluna e ex-professora da UFPR Litoral, ela afirma que a instituição mudou a trajetória de sua vida. “Agradeço todos os dias poder fazer parte desse sonho. Com o tempo muita coisa mudou, mas com certeza minha trajetória acadêmica, de vida e de docência, meus planos e metas perpassam o cotidiano e a práxis dessa Universidade. Aqui sonho um novo amanhã, uma nova racionalidade e novos caminhos para a educação emancipatória”, declarou Taísa.

Por ser uma proposta diferente da formação acadêmica tradicional, o projeto UFPR Litoral é constantemente questionado, inclusive no meio acadêmico. O que fez com que a instituição se tornasse objeto de estudo de pesquisas de mestrado e doutorado, em instituições reconhecidas internacionalmente como Universidade de São Paulo (USP), PUC-SP, UNISINOS. É possível acessar esses trabalhos no site da UFPR Litoral.

A UFPR Litoral ainda oferece cursos de especialização (presenciais e a distância) e um mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável. E além das vagas regulares em cursos de graduação e pós-graduação, a instituição mantém as portas abertas para a comunidade, que pode participar gratuitamente das Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) que ocorrem às quartas-feiras e de atividades de extensão, eventos, palestras, entre diversos outros. A programação pode ser acompanhada pelo site www.litoral.ufr.br.