UFPR leva lazer e arte para praça em Matinhos

11 de junho de 2019 - 16h50

Além da programação no palco principal, projetos promovidos e vinculados à UFPR irão promover atividades para os mais diversificados gostos e para todas as idades, durante o Circuito Cultura e Arte, nos dias 14 e 15 de junho. Entre elas estão:
– oficina de desenho para crianças e de fanzine para jovens e adultos;
Рoficina de pintura para crian̤as;
– jogos de xadrez;
Рexposi̤̣o de obras de artes visuais;
Рdoa̤̣o e troca de livros;
– contação de histórias;
– exposição do livro Entre Rios – Morretes;
– dinâmicas sobre temas do ensino superior: acesso e permanência, políticas afirmativas, curiosidades da vida universitária no Setor Litoral e seus cursos.

O grupo Geplec (Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade) trará para o Circuito o projeto A praça é lugar de brincar!, que promove jogos e brincadeiras para todas as idades, visando a apropriação do espaço público através de experiências lúdicas na área do lazer. Entre as atividades estão: brincadeiras tradicionais e contemporâneas, jogos de chão e de tabuleiro, mbube mbube, shisima, rei da quadra, mancala, jogo da onça, foursquare, slackline, roda de capoeira e peixe pacu.

O projeto de extensão Cerâmica: magia, técnica , arte e politica irá promover o ateliê aberto de arte cerâmica, que  envolve metodologias de arte educação ambiental desenvolvidas no Laboratório de Interculturalidade e Diversidade/LaID,  do Setor Litoral da UFPR. Durante a oficina serão demonstrados, em exposição, objetos nas diferentes etapas experimentais que a arte envolve, incluindo peças  já queimadas, peças esmaltadas e materiais ilustrativos dos processos de criação envolvidos no atelier. A atividade não tem restrição de faixa etária.

O programa de extensão Mundo Mágico da Leitura, que há 10 anos realiza sessões de leitura, de teatro e ações de promoção da saúde, junto às escolas e aos centros de educação infantil da rede municipal de Matinhos irá promover rodas de leitura compartilhada, dramatização e confecção de fantoches e ações de promoção da saúde.

O projeto de extensão Turismo de Base Comunitária como Ferramenta Social para o Turismo no Litoral do Paraná irá exibir vídeos sobre o turismo de base comunitária na região; divulgar roteiros; expor peças de artesanato caiçara e fotos dos atrativos da região.

Companhia de Circo da UFPR, Cirthesis, do Departamento de Educação Física, de Curitiba, irá promover oficina de malabarismo com três bolas e malabarismo em duplas (equilíbrios, rotações e inversões), as atividades também são para todas as idades.

Para mais detalhes acesse: https://litoral.ufpr.br/culturarte/estandes/