Dia 15 de maio, comemoramos o dia do Assistente Social. Dia do profissional que trabalha em parceria com todos os que procuram justiça social e auxílio no acesso aos recursos e políticas sociais. O Serviço Social configura-se no cenário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial. E no Brasil, em 1936, quando é criado a primeira Escola de Serviço Social na PUC de São Paulo.
Para demonstrar o compromisso profissional, o serviço social é historicamente representado por três símbolos: Turmalina Verde, Estrela dos Reis Magos e Balança com a Tocha. Os símbolos têm referências e significados em determinados contextos sócio-históricos de uma profissão de mais de 80 anos.
Turmalina Verde:
Pedra Brasileira que simboliza a esperança e a sinceridade.
Estrela dos Reis Magos:
Simboliza o espírito de fraternidade universal.
Balança com a Tocha:
Exprime o caráter da justiça social e conhecimento.
Quando a tocha pende para um dos lados, significa desigualdade social. O Assistente Social utiliza o conhecimento (representado pelo fogo) para equilibrar a balança buscando promover a equidade e a justiça social.
Em tempos de Covid19, o Assistente social é chamado a analisar a conjuntura, planejar e executar ações, que visam atender a população usuária das políticas sociais, comprometido com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, pautado na liberdade, justiça e democracia.
Desejamos a todos um excelente dia e votos de que estejam todos bem.
Coordenação do Curso de Serviço Social da UFPR Setor Litoral