São 534 vagas distribuídas nas três modalidades

23 de outubro de 2018 - 18h01

A Universidade Federal do Paraná abriu inscrições para  última etapa do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) para 2019. Nesta etapa, as vagas são destinadas para aproveitamento de curso, complementação de estudos e reintegração de ex-alunos. Em todos os casos, as inscrições devem ser feitas até as 23 horas  do dia 13 de novembro, pela internet, no site do Provar.

O Provar é o mecanismo da UFPR para ocupação das vagas remanescentes em cursos de graduação. São seis modalidades. Este ano, já foram encerradas as inscrições para três delas: mudança de turno, habilitação ou curso; para reopção de curso e para transferência de alunos de outras instituições de ensino superior.

As modalidades com inscrições abertas a partir desta semana somam 534 vagas. Veja os requisitos e outras informações para inscrição em cada uma delas:

1. Aproveitamento de curso superior
Público-alvo: graduados com diploma registrado e que desejam fazer um curso superior diferente daquele no qual colaram grau.
Requisitos: ter colado grau há pelo menos dois anos, contados da data de publicação do edital (22/10/2018). Ter o diploma devidamente registrado, ou revalidado e registrado, no caso de estrangeiros.
Critério de seleção: maior carga horária de disciplinas com semelhança no curso pretendido.
Vagas: 266, distribuídas em 64 cursos, em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
Inscrições:  de 22 de outubro até as 23h do dia 13 de novembro de 2018, no site do Provar.
Taxa de inscrição: R$ 160,00

2. Complementação de Estudos
Público-alvo: graduados em uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso.
Requisitos: ser graduado por Instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira. Ter diploma registrado ou, para os estrangeiros, revalidado e registrado.
Critério de seleção: a classificação se dará considerando a maior carga horária integralizada na nova habilitação, proveniente de equivalência (ou outra modalidade) de disciplinas apresentadas no histórico escolar do curso (habilitação) de origem.
Vagas: 101, distribuídas em 25 cursos,  em Curitiba e Palotina
Taxa de inscrição: R$ 160,00

3. Reintegração de ex-aluno
Público-alvo: ex-aluno da UFPR que teve seu registro cancelado por abandono ou a pedido e que deseja retornar para o mesmo curso e turno.
Requisitos: ser aluno evadido há menos de 5 anos da UFPR e que deseja retornar ao mesmo curso; ou ser aluno evadido há mais de 5 (cinco) anos da UFPR e com integralização (disciplinas vencidas) de no mínimo 50 da carga horária total do curso.
Critério de seleção: a classificação dos candidatos se dará considerando a maior carga horária integralizada (disciplinas vencidas) apresentada no histórico escolar.
Vagas: 167, distribuídas em 60 cursos, em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.
Taxa de inscrição: R$ 80,00