Transporte estudantil foi discutido pela AMLIPA

 9 de junho de 2017 - 11h20

O diretor do Setor Litoral da UFPR, Renato Bochicchio, participou da reunião dos prefeitos na Associação dos Municípios do Litoral Paranaense (AMLIPA), na manhã do dia 08 de junho, realizada no Sesc, em Matinhos. Entre os assuntos em pauta esteve a questão do transporte estudantil.

Para Bochicchio, o maior desafio para o ensino superior público no litoral é integrar a missão da Universidade com políticas públicas consistentes, sendo o transporte uma das mais importantes. “Sozinhas, as universidades não conseguem transformar a realidade da região. É necessário estabelecer entre os municípios um pacto pela priorização da universidade pública no litoral. Temos estudantes de todos os sete municípios e muitos deles encontram dificuldades para chegar até a universidade e depois voltar para suas casas”, explicou o diretor. Ele afirmou que a falta de opções de transporte é um problema recorrente não só entre os estudantes do Setor Litoral, mas igualmente entre os do Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR), instalado em Pontal do Paraná.

A reunião contou também com a participação do vice-reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Sydnei Roberto Kempa, que afirmou que o deslocamento é um grave problema para os seus estudantes. “Mais de 70% dos alunos do campus de Paranaguá são egressos de escolas públicas e 25% deles residem em outras cidades do litoral. Somos uma universidade popular, muitos estudantes desistem dos cursos se precisarem gastar 300 ou 400 reais com o transporte”, expôs Kempa.

Bochicchio apontou para a priorização de ações de curto prazo, como a instalação de grupo de trabalho que construa uma proposta consistente para solucionar os problemas do transporte estudantil no litoral. A ideia foi endossada pelo vice-reitor da Unespar e apoiada pelo presidente da AMLIPA, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus. A constituição do grupo de trabalho será definida e novo encontro para atualizar os avanços sobre o tema será oportunamente realizado.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300