Transformar os Territórios para a Sustentabilidade

22 de junho de 2021 - 9h59

A Comissão Editorial da Revista Guaju abre CHAMADA DE TRABALHOS para a submissão de artigos inéditos que se centrem em temas sobre “Transformar os Territórios para a Sustentabilidade: um olhar sobre a realidade Portuguesa”, nos âmbitos local, regional, nacional ou internacional (de forma comparada), ancorados em uma perspectiva interdisciplinar.
O foco central deste Número Especial da revista é a discussão de problemáticas territoriais que se inscrevam na intersecção entre sociedade e natureza, e que explorem os mais diversos desafios da sustentabilidade, numa visão multidimensional e abrangente.
Os desafios – sociais, ambientais, econômicos, culturais, de governação – das últimas décadas, bem como os gerados pela recente pandemia da Covid-19, têm reforçado a necessidade de desenvolver novas políticas, estratégias e práticas que tragam dinâmicas inovadoras aos territórios e aos seus agentes e que reforcem um desenvolvimento integrado, justo e sustentável.
Promover desenvolvimento (de base territorial), qualidade de vida e bem-estar (de forma inclusiva) são desígnios da generalidade das políticas públicas e instrumentos de planeamento, desenhados e implementados em escalas diversas. O objetivo deste Número especial é trazer contributos da realidade Portuguesa nestes domínios, sendo os principais tópicos em foco, os seguintes:
• Coesão territorial e políticas públicas
• Inovar no território com Redes e Comunidades
• (In)sustentabilidade ambiental dos territórios
• Turismo em territórios de baixa densidade
• Cidades e democracia de proximidade
• Universidade, território e estratégias de Inovação
• Sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis

Os artigos aprovados farão parte do volume 8 do ano 2022.
A submissão é realizada por meio do sistema de submissão eletrônica da revista no link a seguir:

Prazo para submissão de artigos: 30 de setembro 2021
Publicação (prevista): setembro 2022

Procedimento de submissão
As submissões devem ser feitas através do sistema online da revista Guaju (https://revistas.ufpr.br/guaju/about/submissions#onlineSubmissions), especificando na carta ao Editor que está a submeter ao Dossier Temático.
Os artigos submetidos a este dossier temático devem respeitar o estilo e formato dos artigos publicados na Guaju. Para mais detalhes e instruções, consultar as diretrizes para autores no website da revista (https://revistas.ufpr.br/guaju/about/submissions#authorGuidelines).
Editores do Dossier Temático
• Bernadete Bittencourt, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (bernadete@ua.pt)
• Sara Moreno Pires, GOVCOPP, Universidade de Aveiro, Portugal (sarapires@ua.pt)
• Alexandra Polido, GOVCOPP, Universidade de Aveiro, Portugal (a.polido@ua.pt)

Observação: Os Editores irão escolher os artigos com foco mais centralizado e os restantes dos artigos submetidos ao Dossier Temático, desde que aprovados no processo de avaliação por pares, poderão ser aproveitados para o fluxo continuo.