Tecnologias sociais como instrumentos de DTS

22 de setembro de 2023 - 10h21

Na manhã de 21 de setembro os estudantes do curso de Ciências Ambientais da UFPR Litoral, a partir do módulo de Organizações e tecnologias sociais, ministrado pelo prof. Daniel Fleig, tiveram a oportunidade de conhecer e trocar experiências referentes as Indicações Geográficas (IGs), as Marcas Coletivas e ao Turismo de Base Comunitária (TBC) como instrumentos de desenvolvimento sustentável para o litoral paranaense.

Inicialmente, a consultora do Sebrae, Andreia Claudino apresentou conceitos basilares das IGs, destacando que no Brasil são 108 já registradas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), 12 no Estado do Paraná e duas no litoral paranaense (Balas de Banana de Antonina e o Barreado do litoral). Andreia descreveu as principais vantagens das IGs e todo o potencial para a região, com estudos para o Couro de peixe, das Ostras de Guaratuba e a Cambira de Pontal do Paraná. No entanto, tais potenciais para serem alcançados e mantidos necessitam de uma articulação entre os produtores, setor público e as universidades a fim de manter as diretrizes da certificação.

Em seguida, o prof. José Pedro da Ros, do curso de Gestão do Turismo da UFPR Litoral, apresentou a trajetória do projeto de extensão intitulado Rota Caiçara de Cicloturismo, um projeto vinculado ao já consolidado Ciclovida, de Curitiba. José Pedro destacou que, a partir do desenvolvimento das atividades extensionistas, surgiu a partir da Invest Paraná a possibilidade de transformá-lo em uma Marca Coletiva, no entanto, ainda são necessárias articulações principalmente com os sete municípios e a Agência de Desenvolvimento do Turismo no Litoral (Adetur) para sua efetivação, mas ressaltou a conexão com a apresentação das IGs e do Turismo de Base Comunitária.

Finalizando a manhã, o mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), da UFPR Litoral, Felipe Souza apresentou suas experiências vinculadas ao TBC e alguns dos resultados alcançados com o desenvolvimento de sua dissertação. Destacou a importância para as comunidades de formas alternativas de geração de trabalho e renda, os principais roteiros, produtos e serviços dos três grupos de TBC no litoral (Grupo Guarapés – Guaratuba, Rede Caiçara de Turismo Comunitário de Paranaguá e Grupo Guaraguatá de Guaraqueçaba). Para conhecer mais visite o site.

Para o coordenador da atividade do dia e responsável pelo módulo, prof. Daniel Fleig, “foram momentos de muito aprendizado, troca de experiências que trazem possibilidades ao destacarmos os potenciais do litoral, onde a abordagem das tecnologias sociais possibilita este olhar integrado as diversas ações desenvolvidas muitas vezes de forma isolada”. Percebe-se a importância das universidades, em especial a UFPR para o território litorâneo e espera-se mais destes momentos de conexão dos diversos estudos (pesquisa) e intervenções (extensão), no desenvolvimento de atividades de ensino.

(com informações e fotos de Daniel Fleig, revisado por Luís Fernando da Costa Júnior/SECOM)