Soja e fertilizantes aceleram o desenvolvimento do Aedes aegypti

27 de março de 2018 - 15h30

Há um ano teve início no litoral do Paraná as ações do programa GLOBE, projeto educacional da Nasa, em parceria com o Programa Labmóvel da UFPR Setor Litoral. Os colégios participantes da campanha receberam um kit para desenvolver o trabalho. Os professores capacitados se comprometeram a coletar dados, com seus estudantes, sobre a larva de mosquito a cada 15 dias, durante 5 meses, utilizando um aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido pela Nasa. Inseridos nessa ação colaborativa, professores e estudantes do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha, desenvolveram o projeto A influência de fertilizantes e grãos no desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti na cidade de Paranaguá, que ficou em primeiro lugar na Feira de Ciências promovia pelo IGES.

O experimento demostrou que as larvas em uma solução que continha componentes de fosfato e soja apresentaram alterações no quinto dia, atingindo por completo seu estágio de larva. Enquanto a solução que continha apenas água e os ovos teve sua transição apenas no oitavo dia. O que pode evidenciar que há uma grande influência da presença de fertilizantes e grãos no desenvolvimento das larvas do mosquito Aedes aegypti.

Parceria Labmóvel, Globe e Prefeitura de Paranaguá
Na quinta-feira (22/3), a equipe do Programa Globe esteve em Paranaguá. No período da manhã aconteceu uma reunião entre a equipe do projeto com o prefeito municipal, Marcelo Roque. Estiveram presentes a diretora da iniciativa Globe, Dra. Russanne Low, a vice-diretora do projeto, Renée Codsi, a representante da Agência Espacial Brasileira (AEB), que é a responsável pelo GLOBE no Brasil, Nadia Sacenco. Também participaram o diretor do Setor Litoral da UFPR, Renato Bochicchio, e o coordenador do programa de extensão Labmóvel, Rodrigo Reis. O objetivo do encontro, além de apresentar os resultados do primeiro ano de aplicação do projeto, foi ressaltar a necessidade do apoio da prefeitura para a continuidade do mesmo nas escolas municipais.

A tarde a equipe do projeto esteve no Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, para premiar os vencedores da Feira de Ciências. O evento teve também a participação da chefe do Núcleo, Selma Camargo Meira, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação.

A participação da UFPR Litoral, por meio do Labmóvel, foram elogiados e destacados pela equipe do Globe. “Vocês têm uma pedagogia holística, que olha o entorno, estou muito impressionada com essa cultura, com esse trabalho”, declarou Russane. Para ela, o foco de atuação da UFPR é forte e representativo. “Vemos que os estudantes envolvidos no Labmovel são capazes de planejar e pesquisar, não ficam apenas nas discussões teóricas. Conseguimos replicar o projeto em outros países, como Vietnã e Togo, graças ao sucesso que tivermos aqui”, continuou Russane.

No Brasil, além do litoral do Paraná, o projeto está sendo aplicado na cidade do Rio de Janeiro e em São José dos Campos (SP), e começará a ser desenvolvido em Natal (RN) e Salvador (BA). Ele ainda está presente no Peru e no Paraguai.

Perspectivas
No dia 23 de março, a equipe do projeto Globe esteve na UFPR Setor Litoral, quando foi ministrado mais um workshop sobre a metodologia de pesquisa do projeto. No período da tarde, o professor André Bellin Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica, representando o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS), apresentou projetos como um fotobiorreator para produção de microalgas e um sistema portátil chamado de B1K3 LAB, que é um laboratório móvel que pode ser instalados em bicicletas ou automóveis para mensurar a qualidade do ar e da água. Além disso, foi apresentado o protótipo que vem sendo desenvolvido em parceria com o Labmovel. Trata-se de uma estação de monitoramento da qualidade do ar, que pretende inicialmente ser instalada em um ônibus laboratório que circulará os municípios litoral do Paraná e posteriormente, em conjunto com o Globe, a ideia é levá-lo para as escolas que integram o projeto no litoral.