Silvana Portela Córdola, Presente!

7 de junho de 2021 - 10h50
A UFPR Litoral com pesar lamenta o falecimento da educanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Silvana Portela Córdola da turma Lecampo 2020.
Em nota, as educadoras, educadores, educandas e educandos do Lecampo prestaram sua homenagem à Silvana:
Silvana, educadora que trabalhava, principalmente, nas escolas municipais e estaduais das comunidades da Ilha Rasa, localizada no município de Guaraqueçaba no litoral do Paraná. Sempre comprometida com uma educação de qualidade para as comunidades das ilhas, sempre atenta as demandas do seu território, às necessidades das/dos suas/seus estudantes.
Para homenagear Silvana, as educadoras, educadores, educandas e educandos do Lecampo compartilham palavras dela postada em uma rede social em relação a Ser Professora, principalmente nestes tempos de trabalho remoto. A qual se deslocava até as casas dos estudantes para entregar atividades impressas, visto que muitos tem o acesso negado a internet e equipamentos de qualidade por parte das instâncias responsáveis, neste caso, o Estado.
“Trabalhando e honrando minha profissão que amo, tem as dificuldades, mas tentamos superar pelos nossos alunos e nossas comunidades. Lembro como se fosse hoje, me formando com muita alegria em meu coração. As vezes com muitas matérias para trabalhar e algumas sem nenhum material tenho que recriar, mas vale muito a pena, por eles, nossos estudantes!”
Somos solidários aos familiares e amigos neste momento de dor, que possamos encontrar conforto em nossos corações e seguir firmes na construção de um mundo onde a vida seja respeitada como bem maior, onde o cuidado com a vida não seja negligenciado!
Que possamos ter em nossa memória o compromisso desta educadora tão respeitada por suas/seus estudantes e comunidade, para seguimos nossa caminhada na construção da Educação do Campo, das Águas e das Florestas.
Silvana Portela Córdola, Presente!