Saúde da população LGBT é debatida em Paranaguá

10 de maio de 2019 - 16h35

O Encontro do Litoral Paranaense sobre a Política Nacional de Saúde LGBT e Notificação de Violências foi realizado em Paranaguá nesta quarta-feira (8), nas dependências do SESC. O público composto por profissionais e gestores de saúde, acadêmicos e representantes da comunidade lotou o auditório para ouvir e debater assuntos apresentados em palestras e rodas de conversa sobre diversos temas envolvendo lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Quem também acompanhou foram algumas autoridades do litoral, como o diretor da 1.ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu e a delegada Maria Niza Moreira Nane, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (Nucria), da Polícia Civil.

A organização do encontro ficou a cargo da Universidade Federal do Paraná (UFPR – Setor Litoral), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Prefeitura de Paranaguá (por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Contou com apoio do Ministério da Saúde e também foram parceiros a Prefeitura de Pontal do Paraná, 1.ª Regional de Saúde e Pastoral da Aids. Diversas autoridades estavam presentes.

O coordenador do encontro, o professor doutor Marcos Signorelli, da UFPR Litoral, agradeceu aos parceiros na realização do evento e afirmou que discutir ações de saúde “focando um grupo historicamente marginalizado” é muito importante. “O SUS precisa dialogar com outros setores, incluindo a Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Justiça e Esporte e Lazer. Portanto, não é uma questão só de saúde, mas intersetorial. Volto a dizer, é um ato de resistência e coragem”, declarou.

Signorelli destacou ainda que o evento “é uma capacitação profissional patrocinada pelo Ministério da Saúde, que financia um projeto para fortalecimento da política pública de saúde nos três estados do Sul”. “A saúde LGBT vai além do HIV/Aids e processos transexualizados”.

A professora Carla Straub, também da UFPR Litoral, fez o lançamento do Projeto PET Interprofissionalidade em Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde), uma parceria instituição de ensino superior com a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, financiado pelo Ministério da Saúde. “O objetivo é aproximar a formação de estudantes universitários da realidade do SUS. O projeto apresentado foi aprovado pelo Ministério da Saúde entre as 120 propostas e busca a realização de ações que fomentem a atuação interprofissional em saúde pelos próximos 24 meses”, declarou a professora.

O superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Sérgio Charneski dos Santos, representou a secretária Lígia Regina de Campos Cordeiro e o prefeito Marcelo Roque na solenidade. Falou sobre a importância do acolhimento à população LGBT que atualmente já é realizada no sistema público da cidade. “Nossa equipe está à disposição para realizar o atendimento e estamos tomando todas as providências para que isso se ocorra cada vez melhor. Estamos à disposição de todos para realização de parcerias, pois sozinhos não fazemos nada”, declarou o superintendente.

O evento ainda contou com mesas redondas no período da manhã e à tarde, com discussões sobre a política nacional de notificação de violências, conceitos de gênero e diversidade, uso do nome social e legislação. No final da tarde os participantes também tiveram detalhes sobre o preenchimento da ficha no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Paranaguá (Jornalista: Osvaldo Capetta)