Questão ambiental e suas implicações

1 de junho de 2020 - 17h15

Na última sexta-feira (29/05),  a pandemia e a crise hídrica foram abordados pelos professores Liliani Tiepolo e Paulo Henrique Marques, ambos docentes do curso de Ciências Ambientais na UFPR Litoral. Segundo eles, o que os dois fenômenos têm em comum é que são consequências da devastação e desequilíbrio ambiental que está se agravado nos últimos anos.

Liliani afirmou que é uma enorme responsabilidade participar de uma live. “Foi uma experiência incrível interagir com tantas pessoas, que estavam ali nos assistindo e pontuando questões tão pertinentes. Esta iniciativa da Universidade Federal do Paraná, especialmente do Setor Litoral, tem trazido grandes temas para reflexão e sem dúvidas contribuem para estarmos próximos de nossa comunidade, fazendo aquilo que gostamos e sabemos fazer: partilhar conhecimentos e conectar os diálogos possíveis”, relatou a professora.

Entre as questões abordadas pelo professor Paulo Marques,  esteve a que as chuvas foram mais escassas nesse começo de ano, mas que o volume total anual não deve sofrer muita alteração. Segundo ele, o problema é que, no litoral, o volume de chuva deve vir de forma acumulada, ou seja, o que não choveu até agora pode chover de forma concentrada em poucos dias, gerando alagamentos e outros transtornos. “Tivemos um precipitação muito atípica no mês de março, essa estiagem não é uma novidade, já era um fenômeno previsto, inclusive a crise econômica que ela pode causar”, complementou o professor Paulo.

Na sua fala, Liliani enfatizou a relação entre o desmatamento, o tráfego de animais silvestres e as doenças causadas por novos vírus, como o novo coronavírus.  “A área desmatada da Amazônia legal no primeiro trimestre de 2020 equivale a 80 mil campos de futebol, para ter uma noção do que significa isso. Os estados amazônicos foi onde teve maior aumento do desmatamento. Foi  51% a mais do que no mesmo período em 2019. É muito chocante!”, declarou Liliani.

Quer saber mais? Confira a discussão na íntegra

Na próxima sexta-feira (05/06) o tema será: Como a pandemia atinge as infâncias?, com a participação de Luis Eduardo Thomassim, como mediador, e Verônica Müller , como convidada, confira os currículos.

Luis Eduardo Thomassim
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR – Setor Litoral), atuando nas graduações em Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Serviço Social. É sócio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Foi vice-diretor do Setor Litoral/UFPR, gestão 2016-2020. Atua e pesquisa em temas como: educação física, esporte e infância; desigualdades, socialização e políticas públicas.

Verônica Müller
Professora da graduação e Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (Graduação de Educação Física, Mestrado e Doutorado em Educação) e coordenadora do PCA (Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da infância, culturas infantis, brincadeiras, direitos da infância e adolescência, fundamentos da Educação Física.