Projeto Mutirão entra em nova fase

9 de abril de 2018 - 19h29

Aconteceu nesta sexta (06/04), no Setor Litoral da UFPR, em Matinhos, o II Encontro Interdisciplinar do Mutirão Mais Cultura, projeto coordenado desde 2014 pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, com recursos provenientes dos Ministérios da Cultura e da Educação.

Estiveram presentes o pró-reitor de extensão e cultura, Leandro Franklin, o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio e os coordenadores e bolsistas de cada um dos eixos do projeto que envolve diferentes cursos e departamentos da UFPR.

Leandro salientou que desde a concepção do projeto houve a preocupação em desenvolver ações integradas, pensando em toda a territorialidade do litoral paranaense. “Hoje é um dia importante para a integração de todas ações de cada um dos eixos do projetos”, afirmou.

O pró-reitor apresentou a trajetória das atividades, que tiveram início em 2014, quando a proposta da UFPR ficou em quinto lugar entre todas as apresentas pelas instituições de ensino superior brasileiras ao edital proposto pelos Ministérios.

Atualmente, o projeto é composto por cinco eixos, que envolvem desde a educação básica até a economia criativa. “Queremos promover a integração e o intercâmbio entre os estudantes das diferentes frentes do projeto”, continuou Leandro.

Após a fala do pró-reitor, os professores coordenadores e os alunos participantes trocaram informações sobre a condução das ações sob cada eixo. Houve também acertos sobre a execução das próximas atividades. O projeto entra agora em nova fase, com maior necessidade de integração entre os eixos.

Após o almoço no Restaurante Universitário, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer uma das ações do eixo de economia criativa, que promove o turismo de base familiar na baía de Guaratuba. O mestre canoeiro Sr. Aroldo Cordeiro de Freitas explicou sobre a técnica de entalhe (as canoas são feitas em um só tronco, dentro da floresta) e contou histórias sobre o processo coletivo de construção e transporte manual das canoas que, a partir deste mês serão utilizadas para passeios na Baía de Guaratuba.