Projeto de extensão é indicado a prêmio nacional

30 de setembro de 2019 - 16h37

O projeto que promove o turismo de base comunitária, coordenado pela professora Beatriz Cabral, é um dos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020, na categoria academia / menção honrosa. O anúncio foi feito durante a 47ª Abav Expo e 52º Encontro Comercial Braztoa. O prêmio tem a chancela de organizações de renome do setor de turismo como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a ONU Meio Ambiente e o Ministério do Turismo (MTur).

Para a professora Beatriz, “o prêmio é uma oportunidade para dar visibilidade e reforçar a importância da extensão universitária voltada para o desenvolvimento regional do litoral do Paraná”. O reconhecimento do projeto está associado às ações desenvolvidas desde 2015, para fomento do Turismo de Base Comunitária na região. A iniciativa é fruto de arranjo institucional e atuação conjunta entre os projetos de extensão, escolas municipais e prefeituras de Paranaguá, Guaratuba e Guaraqueçaba, associações de moradores e ICMBio Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange. As ações foram viabilizadas com o aporte financeiro da Proec (Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR) que, via Projeto Mutirão -financiado pelo Ministério da Cultura, possibilitou a realização de aprimorar e divulgar roteiros e experiências turísticas da Rede de Turismo de Base Comunitária: Anfitriões do Litoral-PR, constituída por aproximadamente 40 famílias de comunidades tradicionais.

Mais informações sobre o projeto

Os demais finalistas na categoria academia são:
– UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ação: Aproveitamento do coco verde: Estratégia para combater o desperdício de alimentos e para o desenvolvimento sustentável.
– UERJ (Universidade Estadual do Rio Janeiro). Ação: projeto de extensão Trilhas e Roteiros Sensoriais como Instrumentos de Sensibilização e Educação Ambiental no estado do Rio de Janeiro.