Projeto de estudante vira Lei Municipal

 24 de junho de 2021 - 14h50

Desenvolvido pela estudante do curso de bacharelado em Saúde Coletiva da UFPR Litoral, Gabrielly de Lima Ruteski, o Projeto Mãos que Falam visa a acessibilidade para a comunidade de pessoas surdas do município de Matinhos e, nesta semana, foi sancionado em lei municipal que estabelece o atendimento de pessoas com deficiência auditiva por especialistas em Libras em todos os departamentos da administração municipal.

O projeto foi apresentado à Câmara Municipal pelo pelo vereador Elton Lima e aprovado por unanimidade; na sequencia, encaminhado ao prefeito Zé da Ecler que  sancionou a Lei Municipal nº 2227 no dia 22 de junho. A assinatura da lei aconteceu no gabinete do prefeito, com a presença de Gabrielly, do vereador Elton e do presidente da Câmara, Mário Braga. Em nome do município, o prefeito agradeceu a iniciativa que visa a inclusão e acessibilidade: “É emocionante ver nos moradores de Matinhos a preocupação em ajudar os outros. E o município só tem a agradecer uma ação dessas, pensando na pessoa com deficiência”.

Segundo a estudante Gabrielly e sua professora de Saúde Coletiva, Tainá Ribas Mélo: “O marco representa um avanço importante na garantia dos direitos à pessoa surda de ter atendimento por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os departamentos da administração municipal de Matinhos”. A professora Tainá ainda afirma que, além do avanço na garantia dos direitos e acessibilidade da pessoa surda, o projeto elaborado por Gabrielly ratifica possibilidade de ação da Saúde Coletiva na esfera das Políticas Públicas tanto de Saúde como intersetoriais.

De acordo com o departamento de comunicação da prefeitura, também estiveram no gabinete durante a sanção da lei a primeira dama Regina Viana; o chefe de gabinete Carlos Valderi; e os secretários de Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior; e de Planejamento, Joilson Vaz da Silva; além da mãe de Gabrielly, Mirana de Lima Ruteski.

imagem: Prefeitura de Matinhos

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300