Programa Mutirão promove encontro interdisciplinar

4 de abril de 2018 - 19h01

Na sexta-feira (06/04), a Pró-reitoria de Extensão e Cultura promove o Encontro Interdisciplinar do Projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR, no Setor Litoral. O evento terá início às 10h, no Espaço Multiuso e se estende até à tarde.

Estarão presentes o pró-reitor de extensão e cultura, Leandro Franklin, que apresentará o histórico do Mais Cultura, o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio e os coordenadores de cada um dos eixos do projeto que envolve diferentes cursos e departamentos da UFPR.  A intensão é também promover o intercâmbio entre os estudantes bolsistas e voluntários das diferentes frentes do projeto e apresentar as próximas atividades.

Mais Cultura nas Universidades
Em outubro de 2014 foi lançado o Edital Mais Cultura nas Universidades instituído conjuntamente entre o MEC e o MinC, por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC no 18/2013, e tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

O Edital Mais Cultura nas Universidades tem como objetivo criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da concessão de apoio financeiro a programas, projetos e ações em espaços culturais que articulem a formação, inovação e difusão em arte e cultura, inclusive equipando e reestruturando espaços e ambientes de ensino e pesquisa já existentes, voltados para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, podendo contar com a participação de outras instituições de caráter cultural, artístico ou educacional. Outro produto esperado é a elaboração de um Plano de Cultura Institucional da Universidade Federal do Paraná. Entende-se por Planos de Cultura os programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior .

A Universidade Federal do Paraná apresentou o projeto “Mutirão” o qual escolheu como território de ação, do Litoral do Paraná. Este projeto foi aprovado em 5º lugar do País e contemplado com recursos financeiros, conforme resultado no site do MEC. O projeto Mutirão esta sendo será desenvolvido até 2018. Ao fortalecer a cultura do Litoral e de sua comunidade, a UFPR se engrandece e amplia a sua missão de democratização dos bens culturais.