Programa de extensão chega a mais de mil crianças

20 de maio de 2019 - 15h13

O Mundo Mágico da Leitura tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da leitura e do letramento nos centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental – anos iniciais estabelecendo parcerias de forma a promover a articulação entre a educação superior e pós-graduação com a educação básica. A metodologia do programa Ouvindo histórias e Circuito de Leitura são espaços didáticos que acontecem nas dependências das instituições parceiras e promovem o encontro entre estudantes acadêmicos com crianças e adolescentes, criando, portanto, interação e afetividade para que as leituras de diferentes linguagens e temas aconteçam. O programa visa, também, e de acordo com a realidade local e regional formação continuada para refletir com os profissionais da educação, o papel da mediação em leitura. Espera-se com essas ações contribuir com o desenvolvimento da leitura e da escrita visando o letramento.

Em 2019, os alunos dos CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) Caminho Alegre e Quatro de Março e as turmas de Pré e 1º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Francisco dos Santos Júnior (Complexo), irão participar das sessões de dramatização. Já as crianças dos 2º, 3º, 4º e 5º anos, da Escola Francisco, participarão das Sessões de Leitura. No total, o programa irá abranger 1050 crianças. Estão previstas até novembro deste ano, 60 sessões de dramatização com fantoches e 216 sessões de leitura de textos da literatura infantil. As ações acontecem com a participação de acadêmicos de Gestão Ambiental, Serviço Social, Saúde Coletiva e das licenciaturas em Linguagem e Comunicação, Geografia e Artes do Setor Litoral da UFPR.

Os cronogramas estão na página do Facebook .