PPGDTS coordena reunião de Grupo de Pesquisa 

 10 de novembro de 2022 - 13h53

O Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR (Matinhos-PR), desde fevereiro de 2021, acolhe o Projeto de Pesquisa “O patrimônio territorial como referência no processo de desenvolvimento de territórios ou regiões” (registrado no CNPQ), com a coordenação do Prof. Valdir Roque Dallabrida, que atua no programa como Professor Visitante. 

No referencial teórico do projeto, o patrimônio territorial é concebido como o conjunto de ativos e recursos, materiais e imateriais, que se acumularam ao longo da história num determinado território, resultante de processos históricos de construção e reconstrução socioeconômica e cultural, na relação com o entorno ambiental. 

O projeto de pesquisa teve como objetivo propor um referencial teórico multidimensional para elaboração de diagnósticos em regiões ou territórios, que possa servir como referência na prospecção de novas alternativas de desenvolvimento territorial. 

O projeto de pesquisa envolve, além de professores da UFPR, mais de trinta pesquisadores de vinte universidades de várias regiões do Brasil, da Argentina, Portugal e Espanha. Desde 2021 até o momento, já se conseguiu publicar em vários artigos, o referencial teórico. Nos últimos meses, a tarefa do grupo foi propor um referencial metodológico pelo qual se possa analisar integradamente as diferentes dimensões do patrimônio territorial (social, produtiva, cultural, natural, institucional e humano-intelectual) de um determinado recorte territorial, por exemplo, um município ou uma região. 

A acima é um registro da reunião virtual realizada no dia 08/11/2022 

A reunião realizada nesta terça, dia 08 de novembro, com membros do grupo de pesquisa, teve o propósito de apresentar os resultados parciais da investigação. O instrumental metodológico foi sintetizado num indicador que revela a situação quanto ao aproveitamento dos recursos locais no processo de desenvolvimento, que passou a ser denominado de “Índice Multidimensional de Ativação do Patrimônio Territorial”. 

Esse referencial está na fase final de elaboração, o que irá compor um livro a ser publicado em breve. Na reunião deste dia 08 de novembro foi apresentado a proposta de estrutura do livro, cuja capa já está definida (conforme figura ao lado). 

Este livro deverá estar disponível a partir de janeiro de 2023, para acesso gratuito de pesquisadores, estudantes, gestores públicos e privados, além da população em geral. 

Para a UFPR e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, a coordenação local do projeto de pesquisa e o lançamento de um livro, é uma forma especial de divulgação da universidade, por meio da produção científica na forma de publicações que resultam dos estudos em que professores locais participam. 

Fonte: PPGDTS/UFPR

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300