ProEduc Sibi promove evento de extensão

29 de março de 2023 - 13h44

O Programa de Educação Continuada de Usuários (ProEduc Sibi/UFPR) promove evento de extensão aberto para participação de toda comunidade UFPR e comunidade externa sobre ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA: aspectos introdutórios, porquê e como encaminhar protocolos de pesquisa.
A capacitação não requer inscrição prévia. Para participar basta acessar o link do canal no dia e horário informados abaixo (para facilitar clique agora e ative as notificações da live).

Capacitação on-line ProEduc SiBi/UFPR
Tema: Ética na pesquisa científica: aspectos introdutórios, porquê e como encaminhar protocolos de pesquisa.
Ministrante: Profª. Drª. Ida Cristina Gubert
Data: 03/04/2023
Horário: 14h-16h
Assista em nosso canal do YouTube

Conteúdo:
1. Breve histórico da bioética e da ética na pesquisa;
2. Justificativa sobre a necessidade de aval pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) para as pesquisas que envolvem seres humanos;
3. Abordagem dos aspectos éticos a serem observados na elaboração do protocolo, o impacto da análise pelo CEP e o parecer.

Ida Cristina Gubert é graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestre em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1986), doutora em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutora em Ética em Investigação na Facultad Latino Americana de Ciências Sociales ( FLACSO – Argentina – Maestria concluída em Abril 2021). Professora Titular no Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente em Imunologia e Saúde Pública. Atualmente é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Associada à Sociedade Brasileira de Bioética.

Com certificado de evento de extensão! O formulário de frequência será disponibilizado durante a transmissão ao vivo da capacitação e ficará disponível até 24h após o término da capacitação para preenchimento dos participantes.
Mais informações e sugestões para futuras capacitações: proeduc@ufpr.br