Por Gabriel Tassi Lara (estudante de jornalismo e membro do Programa de Extensão Mundo Mágico da Leitura/UFPR)
Versão mirim da Conane teve sua primeira edição organizada pelos acadêmicos e professores do Campus Litoral e foi aprovada pela criançada
Em junho, a UFPR Litoral recebeu a quinta edição da Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação, a Conane Caiçara. Além da conferência que reuniu palestrantes, conferencistas e educadores, o Campus Litoral também foi palco da primeira Conane Caiçarinha, o evento mirim da Conferência, voltado completamente ao público infantil.
Organizada de forma colaborativa, a Caiçarinha contou com a participação de sete projetos e programas de extensão da universidade, e levou atividades que foram desde contações de histórias até a plantação de mudas de árvores com a criançada.
O evento foi aberto para todos os públicos e ofereceu rodas de leitura, oficinas lúdicas, espetáculos de teatro, dança e ventriloquismo. As apresentações não foram apenas para diversão: debateram de forma leve e descontraída temáticas sociais e ambientais importantes, como os temas da oficina “Rodas de Barro: Pedagogia da Terra” e da apresentação “Salve o planeta, ô lê lê”.
Durante os dois dias de atrações infantojuvenis, Conane Caiçarinha recebeu cerca de 450 crianças de sete escolas municipais e CMEIs de Matinhos e Guaratuba, além de demais participantes que se uniram às apresentações. Participaram da Caiçarinha a Escola Municipal Profª Caetana Paranhos, o CMEI Sininho Dourado, CMEI Profª Leocádia O. Dos Santos, Escola Municipal Wallace T de Melo e Silva, CMEI Quatro de Março, CMEI Junara e Escola Municipal Iraci Miranda Kruger.
As mais de 15 oficinas e apresentações foram organizadas por servidores da UFPR, acadêmicos de projetos de extensão e alunos voluntários não vinculados a projetos. No total, foram 22 acadêmicos envolvidos no evento, dos cursos de licenciatura em geografia (4 alunos), ciências (6 alunos) e artes (12 alunos).
A Conane Caiçarinha teve a participação dos projetos Mundo Mágico da Leitura; Cultura Algures; o projeto dos estudantes da 3ª turma da especialização ANE; do Grupo Municipal de Teatro; da Associação Vila Nova de Matinhos; e do Ateliê do Projeto Cerâmica, Magia, Arte e Política. Também apresentaram os artistas Marcio Bartapele e Pablo Belini.
O evento também contou com a visita da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Matinhos.