O curso de especialização em Educação do Campo e Realidade Brasileira a partir dos seus Pensadores é gratuito e organizado metodologicamente no Regime de Alternância, conforme a seguinte distribuição: a) Tempo Universidade (62% da carga horária), que corresponde ao tempo educativo com atividades na UFPR – Setor Litoral, localizada no municÃpio de Matinhos-PR, e na Escola Latino-Americana de Agroecologia (ELAA) – Assentamento Contestado, localizada no municÃpio da Lapa-PR; e b) Tempo Comunidade (38% da carga horária), que corresponde ao perÃodo de realização de atividades nos territórios de origem dos/das estudantes, com a realização de estudos pessoais, pesquisas e projetos com acompanhamento dos docentes do curso.
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 03 a 15 de fevereiro de 2025, via internet (com link a ser disponibilizado em breve). O inÃcio do curso está previsto para o mês de março de 2025 e terá duração de 24 meses, entre de março de 2025 e fevereiro de 2027.
O objetivo geral do curso é construir subsÃdios para a pesquisa e a análise da realidade socioeconômica, polÃtica e cultural do Brasil a partir da leitura realizada pelos principais pensadores brasileiros e suas obras, junto com educadores/as do campo e de integrantes dos diferentes movimentos sociais envolvidos na práxis cotidiana da transformação da realidade brasileira, para que os estudantes desta especialização se tornem multiplicadores desses saberes a partir de seu vÃnculo direto com as comunidades e territórios de origem.