Em 12 de março, docentes permanentes, colaboradores, a pós-doutoranda Camila Moreira e o representante discente Elson Andre de Lima reuniram-se para realizar o planejamento estratégico do Programa. No período da manhã, o coordenador do PPGDTS, professor Diomar Augusto de Quadros, apresentou o PPG. Logo após, os docentes Emerson Joucoski, Roberto Eduardo Bueno e Christiano Nogueira, da comissão de avaliação do Programa, levantaram os aspectos principais da avaliação realizada pela comissão ao longo de 2024. Após, as professoras Viviane Camejo e Liliani Tiepolo apresentaram aspectos avaliativos da Revista Guaju. As apresentações apresentaram as bases para a realização do planejamento estratégico.
O planejamento realizado na parte da tarde envolveu três fases: 1. A realização da avaliação e diagnóstico por meio da matriz Fofa – Fortaleza; Oportunidades; Fraquezas e Ameaças; 2. Identificação das problemáticas e 3. Construção da Matriz do Plano de Ação. A atividade fez parte das ações da coordenação com vistas ao planejamento estratégico do programa, bem como para a construção dos documentos que contribuirão para a avaliação do Programa pelo Comitê de Ciências Ambientais da Capes.
Segundo a professora Liliani Tiepolo, que foi coordenadora do Programa por quatro anos, a atividade “é muito relevante, pois permite ampliar a coesão do grupo e o entendimento dentro de espaços coletivos sobre as melhores estratégias para o enfrentamento das diferentes situações, permite, por exemplo, abordar uma ameaça ou uma fraqueza do curso de forma coletiva e transformá-la em uma oportunidade de melhoria, ainda mais considerando que a partir de 2025 estaremos abrindo a seleção da primeira turma de doutorado”.
Para o prof. Roberto Bueno, integrante da Comissão de avaliação argumentou sobre a importância do planejamento estratégico e do plano de ação do PPGDTS para alcançar o protagonismo regional e internacional envolvendo a tríade indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
A atividade encerrou-se ao final da tarde. A partir dos resultados, pretende-se realizar um conjunto de ações para a manutenção da qualidade do Programa, assim como atração de candidatos e candidatas ao mestrado e doutorado. Ao trabalhar coletivamente para definir metas, objetivos e planejar o alcance, todos os participantes percebem o PPGDTS com a visão de longo prazo, isso permite alocar a energia, estratégias e recursos de forma mais eficiente, com vistas a impactar positivamente a sociedade a partir das ações planejadas.
