PET promove 2ª via de RG para ensino médio

15 de setembro de 2022 - 14h43

Parceria institucional busca garantir o exercício de cidadania aos estudantes de escolas

O Grupo de Educação Tutorial Litoral Social – PET LS, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná – UFPR, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá/Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná; com o Instituto de Identificação do Paraná/Polícia Civil do Paraná e com o Programa Justiça no Bairro/Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, promoveram um mutirão para a confecção da 2ª via de Carteiras de Identidade de 199 estudantes do 3º ano do ensino médio de 20 colégios da rede pública estadual, dos municípios de Antonina; Guaratuba; Matinhos; Paranaguá e Pontal do Paraná.

O mutirão aconteceu nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro, e foi uma ação do projeto Conexão Universidade Escola, de iniciativa do PET Litoral Social.

O grupo do PET litoral Social detectou a necessidade de atualização da imagem e/ou assinatura no documento de Identidade dos estudantes, em uma pesquisa feita em maio deste ano. As instituições envolvidas mobilizaram-se para esta ação, visando garantir o exercício da cidadania dos estudantes, uma vez que a Carteira de Identidade é documento necessário para as inscrições e realizações dos exames do vestibular e do ENEM. A emissão do documento não teve custo para os estudantes, pois a Coordenadoria Estadual do Programa Justiça no Bairro atribuiu a ação como uma responsabilidade social do Poder Judiciário.