PET LS leva a UFPR Litoral até a Educação Básica

19 de maio de 2022 - 9h40

Estudantes do Programa Educação Tutorial Litoral Social – PET LS da Universidade
Federal do Paraná – UFPR desenvolvem a atividade de extensão Conexão Universidade Escola, visando apresentar a UFPR Litoral aos estudantes da Educação Básica do Litoral do Paraná na busca da ampliação das capacidades humanas por meio da qualificação superior e/ou tecnológica.

O PET LS teve seu início em 2014 quando da programação de uma atividade de pesquisa que objetivava conhecer as intenções futuras dos adolescentes/jovens do último ano do ensino médio, para tal foram programadas visitas em todas as escolas públicas dos municípios do Litoral do Paraná, no período das inscrições do vestibular da UFPR. De 2015 à 2019, o Grupo passou a realizar visitas nas escolas divulgando a existência da UFPR Litoral e as formas de acesso e permanência nesta, como uma atividade de extensão. Durante as atividades remotas na UFPR, a atividade se deu por meio da divulgação de informações nas redes sociais do Grupo.

Atualmente a tutoria do programa está a encargo da professora Mayra Taiza Sulzbach que explica que pelo fato do PET LS ser um Grupo do Programa PET nacional, a tutoria e os estudantes mudam com base nas periodicidades regulamentadas: “depois de 6 anos afastada do Programa, em agosto de 2021 retomei as atividades de tutora do Grupo passando a rediscutir a finalidade de origem da proposta: A ampliação das capacidades humanas, tendo como objetivo: Divulgar aos adolescentes matriculados em escolas públicas do Litoral do Paraná a oportunidade de ampliação das capacidades individuais (humanas) por meio da qualificação superior e/ou tecnológica disponíveis em instituições públicas no local ou próximo de onde vivem”. Desde então, o Grupo vem discutindo a proposta e buscando firmar parcerias com outras instituições públicas de maneira a reduzir as barreiras de acesso à Educação Superior e/ou Profissional Tecnológica. São parceiros do PET LS: o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá do Estado do Paraná – que integra as escolas e o público-alvo da proposta; o Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado do Paraná, que presta apoio no processo de obtenção e regularização do Registro Geral do público-alvo; e as Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, que prestam apoio com relação ao Cadastro Único – CadÚnico e ao fornecimento do Número de Identificação Social – NIS, possibilitando a isenção da taxa de inscrição do vestibular da UFPR.

As ações acontecem de segunda a quinta, nos três turnos, a partir do primeiro horário de aula, entre 9 a 26 de maio. Trata-se do período de recesso escolar, em 2022, dos estudantes universitários, fundamentais para o diálogo que se busca travar para a ampliação das perspectivas sociais com estudantes da Educação Básica, adolescentes do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas dos municípios do Litoral do Paraná. Para a professora Mayra o público-alvo poderia ser mais amplo, como a inclusão de todos estudantes do ensino médio, contudo devido à escassez dos recursos humanos para a atividade, assim privilegiou-se ampliar as oportunidades aos adolescentes do terceiro ano do ensino médio por estarem vivenciando rupturas sociais: o término da responsabilidade da educação desse pelo Estado e o término da responsabilidade da subsistência desse pela família e pelo Estado.
O grupo de estudantes atuantes no PET LS está composto por: Emilli Santo Conceição; Mariana Jonck; Jaqueline Vinharski Carlos; Maria Lúcia De Souza Martins; Aline Maire De Freitas Machado; Ariane Cristina De Almeida Novaes; Vitória Cristine Martins Amaro; Raíssa Aparecida Miranda; Melissa Kerlly Felisbino Adams; Leda Dos Santos Carreiro; Maria Fernanda De Moura Da Silva e Jhonny Willian De Franca Sanches.

Em cada sala de aula é afixado um cartaz com os endereços das redes sociais da
UFPR e do Grupo, além de um QR Code para que os estudantes possam acessar informações
relativas ao acesso e permanência para uma formação superior, no caso da UFPR,
universitária. É solicitado que o cartaz permaneça na sala durante o ano letivo para que os
estudantes possam ter disponíveis os canais de comunicação para acessar outras informações,
inclusive relativas ao vestibular da UFPR e ao Sistema de Seleção Unificada – SISU.